Arlete Mendes lança o livro ‘Gurufim’ no Centro Cultural Mestre Assis dia 14/10

10/10/2022 - 16:39
Arlete Mendes lança o livro ‘Gurufim’ no Centro Cultural Mestre Assis dia 14/10
Foto: Kaio Vitor Ramos

Nordestina, afroindígena e moradora do Jardim Vazame, Embu das Artes, a professora e escritora Arlete Mendes, 46, lança seu livro ‘Gurufim’ na próxima sexta-feira, 14/10, às 19h, no Centro Cultural Mestre Assis do Embu (Largo 21 de Abril, 129, centro). A obra foi contemplada pelo prêmio do Programa de Fomento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo (ProAC), e sai pela editora feminista Vicença Editorial, contando exclusivamente com a participação de mulheres em todo o seu processo criativo.

‘Gurufim’, palavra escolhida para nomear o livro composto de 62 poemas, significa um velório popular em que há música, dança e canto em homenagem ao morto. A obra faz uma reflexão sobre os nossos últimos de vida. “Qual o lugar que a morte ocupa no cotidiano? Já imaginou como será seu último adeus? Qual seria sua última palavra?”, se questiona a autora. Para Arlete Mendes, só pode haver vida plena se a morte também for esse lugar de amor.

O livro está disponível gratuitamente no Instagram da autora: @ardearlete, onde também é possível ouvir o podscat sobre o tema.  A Secretaria de Cultura de Embu das Artes apoia o evento.

Sobre Arlete Mendes

Pela Universidade de São Paulo (USP), é formada em Letras e tem mestrado em Filologia e Língua Portuguesa. Atualmente é professora titular de Língua Portuguesa na Prefeitura de São Paulo, editora e co-fundadora da Vicença Editoral e do coletivo de escritoras Elas contra Tebas. Pesquisa sobre oralidade e escrita e a produção literária de mulheres periféricas. Desde 2010 tem publicado contos, crônicas e poemas em antologias. Publicou em 2019 a obras ‘Retalhos’.