Artistas embuenses expõem obras no Museu do Ipiranga em projeto multissensorial

Alex Natalino
06/09/2022 - 18:03
Artistas embuenses expõem obras no Museu do Ipiranga em projeto multissensorial
Acessibilidade

O Museu do Ipiranga reabrirá no dia 07/09 após nove anos fechado para reforma, restauração e modernização e terá obras de cinco artistas de Embu das Artes em seu acervo. Jofe Santos, Célia Santiago, Helaine Malka, Lindáurea de Sá e Jade de Sá fazem parte de um projeto multissensorial do Museu.

Jofe Santos participou com as esculturas em pedra. Já Célia Santiago criou uma reprodução em cerâmica de edificações que mostra o aldeamento de São Paulo em 1841. Para Helaine Malka coube a realização de elementos arquitetônicos do prédio do Museu reproduzido em cimento. E Lindáurea de Sá e Jade de Sá foram responsáveis pelas reproduções têxteis.

Segundo Denise Peixoto, educadora do Museu Paulista, quando foram definidas como seriam as exposições, uma das coisas decididas foi tornar o Museu o mais acessível possível. Como parte de várias ações, uma delas foi desenvolver recursos multissensoriais. “Quando estávamos planejando como seriam esses recursos, decidimos buscar artesãos e artistas que já trabalhavam com determinadas materialidades para fazer os objetos correspondentes àquilo que existe no acervo e então procuramos os artistas embuenses”, disse ela.

Denise ainda explicou que tocar um objeto é muito mais rico para a experiência da pessoa, sobretudo, porque se chama a atenção das pessoas com deficiência. “Isso enriquece o aprendizado de qualquer um e, no caso da pessoa com deficiência, às vezes é a maneira com a qual ela se relaciona melhor com aquele conhecimento”, afirmou.

----
Compartilhe nas redes sociais