Assis do Embu completaria 85 anos em 21/3

21/03/2016 - 0:00
Assis do Embu completaria 85 anos em 21/3
Acessibilidade

Hoje, 21 de março, o artista plástico Assis do Embu completaria 85 anos de idade. Assis faleceu há dez anos, na madrugada da terça-feira (31/10/2006), aos 75 anos de idade, devido a um derrame.

Escultor, Assis do Embu, foi importante para o movimento artístico e cultural da cidade. Foi articulador do movimento, ao lado de Solano Trindade, Sakai de Embu e tantos outros. Era ele que visitava os órgãos de imprensa em São Paulo, para divulgar as atividades dos artistas que aqui se reuniram a partir de 1969 e criaram a Feira de Embu das Artes.

Nos últimos anos de sua vida, costumava caminhar lentamente pelas ruas da cidade, sempre lembrando, com sua memória fantástica, as histórias de artistas e moradores da cidade. Amava a arte, a natureza, as crianças, a política e as mulheres.

Claudionor Assis Dias era seu nome de batismo. Chegou à cidade em 1959, vindo de Campo Belo, Minas Gerais.

Em seu ateliê, o "Barraco do Assis", que podemos afirmar foi o primeiro centro cultural da cidade, Assis foi escultor em madeira, pedra-sabão e terracota, pintor, ator, bailarino e poeta. Artistas famosos e influentes da época frequentavam o Barraco do Assis, onde aconteciam grandes festas e muito debate sobre arte, na Rua Siqueira Campos (hoje incorporada ao circuito da feira aos sábados, domingos e feriados), que duravam até três dias. As danças iam até a Lagoa dos Jesuítas (hoje Praça da Lagoa/Praça de Alimentação) e atraíam muitos turistas.

Assis tem várias obras espalhadas pelo mundo, que representam uma linha artística muito particular. Foi Secretário de Turismo e Cultura do Município em 2000.

----
Compartilhe nas redes sociais