Assistência Social leva pessoas com deficiência à praia

31/03/2016 - 0:00
Assistência Social leva pessoas com deficiência à praia

Usuários do Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência (CCPD), da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional de Embu das Artes, foram a Santos na quarta-feira, 23/3, para participar do programa Praia Acessível, que possibilita que pessoas com mobilidade limitada e necessidades especiais possam entrar no mar em cadeiras adaptadas conhecidas como cadeiras “anfíbias”.

Lançado em 2010, o Programa Praia Acessível tem como objetivo oferecer equipamentos e tecnologia para que pessoas com deficiência possam usufruir da praia e do banho de mar com segurança e dignidade. As cadeiras anfíbias são feitas com um tipo de pneu especial, que facilita a locomoção na areia e não afunda na água. Devido à altura da cadeira, é possível que o usuário entre na água até uma profundidade que não ofereça riscos.

O grupo de Embu das Artes composto por 52 duas pessoas, entre pessoas com deficiências, familiares e funcionários do CCPD, recebeu apoio de dois monitores do projeto.  De acordo com Hélio Cabral, coordenador do CCPD, a expectativa é retornar a Santos com um novo grupo, para mais uma visita ao projeto.

Rita de Cássia Pereira, 32 anos, deficiente visual, disse ser boa a sensação de entrar no mar e pisar na areia: “Faz bem para o corpo eu me sinto tranquila”. Seu irmão, o servidor público Sebastião Roberto Pereira, 37, comentou que ela estava motivada para o passeio. “Está sendo bom para o emocional dela”.

A cadeirante Tânia Mara Martins, 28, confessou que ficou “hipnotizada” pelo mar: “É bom sentir o mar batendo no corpo”. Sua mãe revelou que a filha acordou às 5h para o passeio, que tinha saída programada para as 9h. “O contato com a natureza é bom para todo mundo”.

O Praia Acessível ocorre durante o ano inteiro. Fora da alta temporada, funciona de forma alternada: uma semana em frente ao Aquário Municipal e outra no posto próximo ao canal 3. Na temporada de verão, os dois locais atendem simultaneamente.  Interessados em participar do programa devem realizar o agendamento pelo e-mail: codep@santos.sp.gov.br

*Com informações da Prefeitura Municipal de Santos.

CCPD

O Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência (CCPD) de Embu das Artes é um espaço de convivência, socialização e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários de pessoas com deficiência. Atende moradores (as) da cidade a partir de 18 anos,  por meio de atividades pedagógicas, artísticas e esportivas, contribui para o desenvolvimento de habilidades adaptativas e potencialidades necessárias para a inclusão social. No momento, 62 pessoas são atendidas pelo equipamento.