Assistência Social participa de oficina sobre alimentos em Brasília

18/09/2014 - 0:00
Assistência Social participa de oficina sobre alimentos em Brasília

A secretária interina de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional, Roberta dos Santos, e o diretor de Segurança Alimentar e Nutricional da Prefeitura de Embu das Artes, Paulo Cezar, participaram nos dias 15 e 16, em Brasília, da oficina de “Elaboração dos Planos de Segurança Alimentar e Nutricional nos Municípios”, que teve como finalidade abordar o processo de implantação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN).

O encontro contou com a presença da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello.

Com o plano municipal elaborado, Embu das Artes fará adesão ao SISAN, com intuito de garantir que cada homem, mulher ou criança (sozinhos ou vivendo em grupo) tenham acesso a alimentos adequados e saudáveis ou aos meios necessários para obtê-los de forma permanente, sustentável e emancipatória – direito expresso na Constituição Federal.

Em Embu das Artes já existe a Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN). Seus principais objetivos são a promoção, a articulação e a integração dos órgãos e entidades da administração pública municipal, ligados à área de segurança alimentar e nutricional.

Durante a oficina, foi lançado o Manual de Orientação para oferta de alimentação adequada e saudável do Programa de Acesso à Alimentação. O documento é voltado aos profissionais das instituições da rede socioassistencial que recebem produtos da agricultura familiar.

Roberta dos Santos e Paulo Cezar também visitaram o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, onde foram recebidos pela equipe de Comunicação Social.

Participaram do evento integrantes da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN Nacional), das CAISANs estaduais e do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), além de representantes dos municípios.