Atividades na Secretaria de Serviços Urbanos encerram Sipat

26/10/2015 - 0:00
Atividades na Secretaria de Serviços Urbanos encerram Sipat

A 1ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), da Prefeitura de Embu das Artes, ocorreu entre os dias 19 e 23 de outubro, incrementando a comemoração do Dia do Servidor Público (28 de outubro). Encerrando a programação, cerca de 70  servidores da Secretaria de Serviços Urbanos e Limpeza Pública participaram, na sexta-feira (23/10), de uma tarde inteira voltada para à prevenção, tanto no trabalho como na vida pessoal.

A abertura do evento foi marcada pelas mensagens de agradecimento e incentivo à prevenção, do vice-prefeito e ex-secretário da pasta, Natinha, do atual secretário de Serviços Urbanos e Limpeza Pública, Mário Alves, da secretária adjunta de Gestão de Pessoas e Modernização Administrativa, Débora Kawamura, e do cipeiro Marcelo Novaes.

“Eu tive a honra de ficar um período aqui e confesso que quem vem para cá, depois sente saudades. Aqui as coisas verdadeiramente acontecem e a melhor coisa é ver como os funcionários são aguerridos e trabalhadores. Eu quero parabenizar a cada um de vocês, o bom trabalhador tem que ter seus direitos garantidos, a sua dignidade respeitada e um local de trabalho com segurança, e é isso que o nosso prefeito Prefeito vem fazendo cada dia mais na nossa cidade”, disse Natinha.

O secretário Mário Alves também parabenizou a equipe e lembrou a importância da união entre os funcionários, característica muito valorizada pelo prefeito Prefeito: “Eu só tenho a agradecer a cada um de vocês, que nós continuemos unidos em um só objetivo: trabalhar pelo bem comum da cidade, essa unidade é sempre lembrada pelo nosso dirigente. A CIPA é muito importante, nós temos que nos cuidar, para retornar inteiros para as nossas casas e para as nossas famílias”, lembrou Mário Alves.

Entre as atividades desenvolvidas houve a palestra sobre drogas, ministrada pelo diretor do CAPS AD, Marcel Segalla Bueno Arruda, que falou sobre as origens do consumo de álcool e outras drogas e das drogas como mercadoria presente na sociedade. Além, de explicar o funcionamento do CAPS AD e da disposição do equipamento, para acolher e orientar pessoas que enfrentem problemas relacionados ao consumo de álcool e drogas.

Os participantes receberam ainda informações sobre normas de trânsito, durante a palestra “Comportamento e Segurança no Trânsito”, ministrada pelo Fiscal de Trânsito, Valdecir Martins Olegário, da Secretaria de Trânsito e Transporte, e usufruíram de serviços como medição de peso, pressão, IMC, orientação nutricional, quick massage e show musical da dupla Pinheiro e Pinheiral.

Zoraide Santana de Almeida, agente da Defesa Civil, aprovou o evento. Segundo ela, boa parte dos trabalhadores não tem noção dos riscos e a Sipat contribui para conscientizá-los sobre isso. Agora, sobre a atividade pela qual ela mais se interessou não há dúvidas. Ouça o depoimento:

Os homens também buscaram os serviços:

Maurílio José da Cruz Sobrinho, jardineiro, realizou medição de peso, pressão e IMC e se orgulhou dos resultados: “Tudo em ordem”.

Já Moacir dos Santos, ajudante geral, faz acompanhamento da pressão arterial há 6 anos e se surpreendeu com o resultado da aferição. Com a pressão acima da média, Moacir recebeu encaminhamento para se consultar com um médico do Centro de Atenção à Saúde do Trabalhador (CAST).

Um marco na história

A 1ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) foi organizada pela Secretaria de Gestão de Pessoas e Modernização Administrativa e pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), com a colaboração das Secretarias de Esporte e Lazer, Trânsito e Transporte, Saúde, Cultura e Comunicação. Atividades em prol da prevenção de acidentes foram realizadas em diversos equipamentos públicos, visando atingir os mais de 4 mil servidores públicos da cidade.