Atividades no Centro Histórico celebraram o Dia do Consumidor

19/03/2019 - 15:19
Atividades no Centro Histórico celebraram o Dia do Consumidor

O Procon Embu das Artes realizou, na última sexta-feira, dia 15/3,  diversas atividades para celebrar o Dia Internacional do Consumidor.

Além de 19 atendimentos no furgão que estava estacionado no largo 21 de Abril, palestras educativas foram oferecidas no Centro Cultural Mestre Assis, e teatro de fantoches no coreto para aproximadamente 100 crianças da escola municipal José Arnaldo Mellone com tema voltado para o consumo infantil.

“A ideia geral é tomar os locais públicos e levar informações relevantes aos munícipes. Queremos estar cada vez mais próximo das pessoas para que conheçam os nossos serviços”, afirmou o diretor do Procon Embu, Érico Melo.

O coral da Melhor Idade do Centro de Convivência do Idoso (CCI) fez apresentação no Centro Cultural e em frente ao Museu de Arte Sacra no largo dos Jesuítas. Após a apresentação, todos participaram de palestra sobre os direitos do idoso.

O Procon em Embu das Artes

O Procon da cidade foi fundado em 1989 e ao longo de quase 30 anos, vem defendendo e protegendo o consumidor de Embu das Artes e região. Hoje o órgão conta com duas unidades na cidade: a Centro e a Santo Eduardo, recentemente reformada.

Nessa gestão, o número de funcionários passou de oito para 18 funcionários, e a fiscalização, que não acontecia há 10 anos, foi retomada.

Em quase um ano, o Procon Embu atendeu mais de 2100 pessoas. Após a mudança da unidade Centro, o número de atendimentos aumentou mais de mais de 10%.

A data

O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi comemorado, pela primeira vez, em 15 de março de 1983. Essa data foi escolhida em razão do famoso discurso feito, em 15 de março de 1962, pelo então presidente dos EUA, John Kennedy.

Em seu discurso, Kennedy salientou que todo consumidor tem direito, essencialmente, à segurança, à informação, à escolha e de ser ouvido. Isto provocou debates em vários países e estudos sobre a matéria, sendo, por isso, considerado um marco na defesa dos direitos dos consumidores.

No Brasil, o Código de Defesa do Consumidor foi instituído em 11 de setembro de 1990, com a Lei nº 8.078, mas entrou em vigor apenas em 11 de março de 1991.