Atividades pelo Outubro Rosa acontecem amanhã, 27/10, na E.M. Valdelice

26/10/2018 - 11:47
Atividades pelo Outubro Rosa acontecem amanhã, 27/10, na E.M. Valdelice

A Prefeitura de Embu das Artes realiza neste sábado na escola municipal Valdelice Prass, no Pirajuçara, evento em celebração ao Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção ao câncer de mama.

A partir das 9h, a população poderá contar com diversas atividades como aferição de pressão arterial e dextro (medição de glicose no sangue), orientação odontológica, encaminhamento para mamografia, massagem, cabeleireiro, acupuntura, esmaltação de unhas, roda de conversa com confecção de fuxicos, barracas de venda de produtos de beleza e saúde, atividades esportivas e muito mais. Participe! Leve toda a família e oriente-se!

Outubro rosa

O movimento começou a surgir em 1990 quando aconteceu a primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque, e desde então, promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de Outubro como epicentro das ações. Hoje o Outubro rosa é realizado em vários lugares do mundo.

No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002 e a partir de 2011 sobre o câncer de colo do útero em diversos estados. A publicidade adotou o tom de rosa como motivador de campanhas no período, e ações em mídias sociais também tendem a ser reforçadas durante este mês. Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, em 2018 cerca de 60 mil mulheres poderão adquirir a doença em todo o país.

Serviço:

Dia 27/10, das 9 às 13h

E.M. Valdelice A. Medeiros Prass, praça Manoel Almeida dos Santos,  – Pq. Pirajuçara