Atrações expressam tradição e cultura popular na Festa de Santa Cruz de 3 a 7 de maio

20/04/2017 - 12:37

Nos dias 3, 5, 6 e 7 de maio acontece a Festa de Santa Cruz com as tradicionais reza, procissão e apresentações artísticas de danças típicas, grupos e cantores de música folclórica e regional, de ritmos como jongo, congada e manifestações como folia de reis etc. Apenas a reza ocorrerá no dia 3/5, na Capela da Família Cachoeira, no bairro Água Morna, dando início ao ciclo da festividade. O evento organizado pela Secretaria Municipal de Cultura é gratuito e aberto a todas as idades.

A Festa de Santa Cruz foi constituída pelos padres jesuítas a partir do século XVII, que viveram na cidade e percorreram vários outros municípios, formando o denominado cinturão jesuítico paulista. A festa expõe a tradição herdada do convívio de jesuítas e indígenas após o descobrimento do Brasil. Os festeiros rezam diante da Santa Cruz, ajoelhados ou não, beijam-na, acendem velas, cantam e dançam em adoração à Santa Cruz. Também há o levantamento do mastro e os que desejam algo devem fazer o pedido ao seu pé, pois assim serão atendidos.

Na Adoração à Santa Cruz, o próprio povo dirige a celebração, não há intervenção eclesiástica. A população se encarrega de cantar os versos de louvor.

3/5 – QUARTA-FEIRA
19h – Início do Ciclo de Santa Cruz na Capela da Família Cachoeira (rua José Cachoeira – Bairro Água Morna)

5/5 – SEXTA-FEIRA

17h – Procissão com terço e ladainha partindo da Igreja Nossa Senhora de Lourdes com chegada no Memorial Sakai. Em seguida, reza do terço com Cidinha Carpi. (rua Rebolo Gonzales, 185, Vila Cercado Grande)