Autismo é debatido em encontro

29/04/2016 - 0:00
Autismo é debatido em encontro

Visando a troca de experiências, as Secretarias de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional, Educação e Cultura, em parceria com a Associação de Atendimento ao Autista de Embu das Artes (3AAA) realizaram dia 29/4, o encontro “Autismo: Reflexão e Ação”, que contou com a participação de aproximadamente 80 pessoas no auditório do Complexo Educacional Valdelice Prass.

“Esse é um momento de troca de conhecimento. Queremos ter uma abordagem ainda melhor para um atendimento mais consciente”, disse a presidente da 3AAA, Maria do Socorro Sales. O encontro também celebrou o Dia Mundial do Autismo, ocorrido dia 2/4, criado pela Organização das Nações Unidas em dezembro de 2007 para a conscientização acerca dessa questão. O azul foi definido como a cor símbolo do autismo porque a síndrome é mais comum nos meninos, na proporção de quatro meninos para cada menina.

“Uma das diretrizes do governo do prefeito Prefeito é a educação inclusiva. Infelizmente, há famílias que por falta de conhecimento optam por caminhos que não são tão corretos. A família informada, com o filho na escola, será mais protetora e entenderá melhor o problema”, disse o secretário de Assuntos Estratégicos, Valdir Barbosa, que no evento representou o prefeito.

Durante o encontro foram ministradas três palestras sobre a importância do diagnóstico precoce, ministrada pela psicóloga da Associação de Amigos do Autista (AMA), Ana Carolina Nogueira, sobre educação inclusiva, com a coordenadora do departamento de Educação Especial da Secretaria de Educação, Elisabete Stelluto, e sobre os direitos da pessoa com deficiência, com Fernanda do Rosário, assessora jurídica da Assistência Social.

A ideia é que esses conhecimentos sejam aproveitados e aplicados no dia-a-dia, para oferecer subsídios para que os profissionais possam ter um olhar diferenciado no momento de atendimento, promovendo o acolhimento do autista, e para que seus responsáveis entendam seus direitos.

“Vamos buscar mais conhecimento para que entendamos melhor essas questões e para que possamos ampliar nosso leque de possibilidades”, falou a diretora de Proteção Social Especial, Simone Nunes, que representou a secretária de Assistência, Roberta Santos.

Participaram também os secretários de Gestão Democrática, Edson Bezerra, de Turismo, João de Souza, e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Embu das Artes, Alice Lima, além de técnicos das secretarias envolvidas e a equipe da 3AAA.