Autismo: Prefeitura e Três AAA celebram avanços

16/04/2015 - 0:00
Autismo: Prefeitura e Três AAA celebram avanços

A Prefeitura de Embu das Artes, através das Secretarias de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional, Saúde e Educação, celebrou, junto com a Associação Atendimento aos Autistas (Três AAA) o Dia Mundial do Autismo. A cerimônia,  realizada no dia 16/4, aconteceu no Centro Cultural Valdelice, reuniu aproximadamente 300 pessoas e contou ainda com um seminário.

“É preciso reconhecer o trabalho dessa entidade e apoiar essa luta em prol dos portadores de autismo, que hoje somam mais de dois milhões apenas no Brasil, e mais de 70 milhões no mundo inteiro”, disse a secretária interina de Assistência Social, Roberta Santos.

“Essa é uma ação intersecretarial e que tem à frente a Assistência Social. É importante alinharmos as políticas públicas para encontrarmos caminhos para a existência do Três AAA. O movimento político em Embu das Artes fortalece esse trabalho. Hoje, a prefeitura faz diversos investimentos pensando em quem tem alguma deficiência: transporte adaptado, formação continuada específica para quem trabalha com esse público e locais de tratamento”, explicou o secretário de Educação, Paulo Vicente dos Reis.

A presidente da Associação, Maria do Socorro Pastor Sales Pereira, contou um pouco de sua trajetória na Três AAA: “Iniciei o trabalho em 1999. Sou mãe de um autista, hoje com 27 anos e sei na pele o que é viver a doença. Agradeço de coração a toda a equipe e, principalmente a Roberta que nunca mediu esforços  para nos ajudar. Hoje, trabalhamos com pessoas capacitadas para lidar com nossos pacientes. Eu vivo a Associação, vivo para essa função, de ajudar a quem nos procura. Espero que nossa parceria com a Prefeitura nunca acabe, mas cabe a nós, pais, darmos as mãos para não deixar esse trabalho morrer”.

O presidente da Câmara Municipal, Ney Santos elogiou o trabalho da Associação e de seus colaboradores: “É fantástico o que realizam. Sempre daremos apoio a iniciativas com essa magnitude”, falou. Também compuseram a mesa solene os vereadores João Leite, Doda e Carlinhos do Embu, e representando o presidente do Rotary Club da cidade (apoiador da entidade), Otalício Alves. A Banda Municipal realizou a abertura do evento.

Após a solenidade de abertura, a pedagoga Alexandra Oliveira, convidada da Secretaria de Educação e da Três AAA, iniciou o seminário com a palestra “Um novo olhar para o autismo”. O evento ainda contará com exposição dos trabalhos realizados pelos autistas e que será exposto dia 17/4, das 9 às 16h, na sede da Três AAA. O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) encerra as atividades. Vale lembrar que O Dia Mundial do Autismo é celebrado 2 de abril, e foi criado pela Organização das Nações Unidas em 18 de Dezembro de 2007.

Um pai emocionado pediu a palavra. Mesmo com a voz embargada, Renato Almeida contou um pouco da sua história e agradeceu ao trabalho da Três AAA: “O Guilherme (filho atendido) está com 11 anos e, desde os 5, está lá. Ele teve uma evolução muito grande, no comportamento, no dia a dia. Ele também vai a escola. Está no 6º ano e interage com os colegas. Faz fisioterapia e passa com a fonoaudióloga no Armando Vidigal. Ele tem uma vida muito melhor graças a esses atendimentos. Agradeço muito pela associação existir”.

“Meu filho evoluiu muito depois que entrou. Hoje, ele se socializa mais, conversa com as pessoas. Na escola, está no 9º ano e vai muito bem”, contou Maria Lúcia Serafim da Silva, mãe de Cláudio Lucas do Santos Silva, 14, atendido desde 2013.

“Meu filho está há bem pouco tempo, apenas dois meses, mas noto que ele gosta muito de ir para lá, fica bem animado com todas as atividades. Acredito que faça muito bem para ele”, disse Cleusa Pavaninni, mãe de Willian Gabriel de Oliveira, 20 anos.

A Três AAA

A associação é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, de direito privado e de interesse público, fundada em 11 de abril de 1999, por um grupo de famílias, que em sua constituição apresentava crianças e/ou jovens com as mais variadas deficiências, tais como: autismo, síndrome de down, deficiente mental, deficiência física.

Hoje, a entidade parceira da Prefeitura, atende 24 autistas de todas as faixas etárias, em dois períodos, com alfabetização, música, arte, teatro e educação física realizadas por professores, psicólogos e pedagogos.

O autismo é caracterizado pela dificuldade de socialização. Em geral, os primeiros sinais como isolamento, dificuldade para falar e repetição de movimento aparecem por volta dos dois anos de idade. Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, maiores são as possibilidades de estimulação. A doença não tem cura, mas o desenvolvimento dos pacientes pode ser estimulado, além do uso de medicação. Como o transtorno é pouco conhecido, muitas vezes a estimulação é tardia, o que prejudica o desenvolvimento do autista.

Associação Atendimento aos Autistas (Três AAA)
Rua Embu Guaçu, 31, Pq. Pirajuçara