Balada sem Assédio e Botão do Pânico: novas ações vão proteger mulheres contra a violência

Daniela Karin
23/08/2023 - 11:21

Metade das mulheres no Brasil já tiveram seus corpos tocados sem consentimento. Diante disso e buscando desenvolver políticas públicas que levem cada vez mais proteção às mulheres contra qualquer tipo de importunação, a Secretaria da Mulher de Embu das Artes lançou o programa Balada sem Assédio. Neste trabalho de conscientização está previsto um conjunto medidas, de acordo com a Lei nº 3373/2023, para a segurança do público feminino em bares, restaurantes, casas noturnas e de eventos. Equipes da Secretaria vão percorrer esses locais, distribuir material e fixar cartazes informativos para que as mulheres que se sintam inseguras saibam como pedir ajuda e sejam prontamente acolhidas pelos estabelecimentos, que deverão treinar e capacitar todos os seus funcionários.

No último sábado, 19/8, a secretária Fernanda Rosário esteve em bares na região central da cidade para conscientizar o público sobre a importância do tema. “Embu das Artes saiu na frente em todo o Brasil, sendo o primeiro município da Grande São Paulo a criar essa campanha que garante uma rede de apoio para que as mulheres possam frequentar qualquer lugar com segurança e se vestir como quiser. O espaço é público, o corpo dela, não”, afirmou a secretária. A deputada federal Ely Santos também participou da ação.

Lançamento do Botão do Pânico

No dia 26/8, será lançado o projeto Botão do Pânico, uma parceria da Secretaria da Mulher com a Secretaria de Segurança Pública. Trata-se de mais um importante instrumento que visa à proteção das mulheres vítimas de violência que já contam com medida protetiva e estão inseridas no programa Guardiã Maria da Penha. Essas mulheres terão um aplicativo no celular para acionar a Guarda Civil Municipal em situações de emergência. O evento será realizado na Câmara Municipal de Embu das Artes (rua Marcelino Pinto Teixeira, 50, Parque Industrial), das 9h às 12h.

Atualmente, estão vigentes 110 medidas protetivas no município. A média de idade das mulheres agredidas é 37 anos. Elas são alfabetizadas, de classe social média-baixa e, em sua maioria, possuem ensino médio completo e filhos. O agressor geralmente são os atuais ou antigos companheiros.

Endereço e telefones úteis:

Secretaria da Mulher
Rua Dona Bernardina, 37, Jd. Arabutan