Banco do Povo de Embu comemora 3 anos de sucesso

01/07/2005 - 0:00
Banco do Povo de Embu comemora 3 anos de sucesso

O Banco do Povo, que integra o Programa Geração de Emprego e Renda da Secretaria de Cidadania e tem como parcerias o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal da Estância Turística de Embu, comemora três anos de funcionamento no dia 06 de julho. Oferecendo linhas de crédito que vão de R$ 200 a R$ 5000, financiadas em até 18 meses e com taxa de juros mensal de apenas 1%, sem nenhum custo adicional para os beneficiados. Desde a sua implementação mais de 3800 pessoas foram atendidas, sendo fechados 201 contratos, no total de R$ 449.646,07, beneficiando diretamente 762 indivíduos. Também merece ser destacado o índice de inadimplência junto à instituição registrado no município, que é de apenas 3,13%.

Segundo o prefeito Prefeito, o projeto é um promotor de inclusão social e de desenvolvimento econômico em Embu, já que amplia o acesso das pessoas menos desfavorecidas ao crédito bancário. Podem usufruir do benefício pequenas empresas e pessoas físicas que trabalhem por conta própria ou tenham um trabalho que seja essencial para o sustento da família e que apresentam baixa renda. No entanto, é necessário que o interessado abra um negócio ou que já tenha uma atividade comercial no município há mais de 6 meses.

A maioria das pessoas atendidas pelo programa são geralmente sacoleiras, comerciantes, artesãos, condutores de veículos de transporte escolar e prestadores de serviços. Os empréstimos para aquisição de mercadorias é o mais procurado, representando 70% do total.

Segundo vendedora de roupas Gilsa Maria Alves dos Santos, moradora do Jd. Santo Eduardo, o Banco do Povo lhe ajudou demais. Hoje ela está em seu quarto empréstimo e diz que suas vendas multiplicaram devido aos investimentos que tem feito. O mesmo aconteceu com Maria da Conceição Camargo Castilho, vendedora de churros, que já está em seu sétimo empréstimo.

Para a obtenção de qualquer uma das linhas de crédito oferecidas pelo Banco é necessário o cumprimento de algumas exigências, como idoneidade no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e no Serasa e a apresentação de um avalista com escritura de imóvel lavrada em seu nome.

Mais informações podem ser obtidas através dos telefones 4704-5204 ou pessoalmente no Banco do Povo, localizado na sede da prefeitura à Rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114.