Banda Municipal apresenta Mandacaru Sinfônico no domingo

28/03/2018 - 13:07
Banda Municipal apresenta Mandacaru Sinfônico no domingo

No domingo (1/4), às 11h, na Câmara Municipal, a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte promove gratuitamente a apresentação da Banda Municipal de Embu das Artes com o Mandacaru Sinfônico, o primeiro de uma série de Concertos Temáticos agendados para o ano de 2018 na cidade de Embu das Artes e em outros municípios do estado de São Paulo.

Essa série tem como objetivo proporcionar aos embuenses e aos amantes da boa música uma integração e a aproximação entre pessoas e culturas, em contrapartida ao distanciamento dialético e físico, que são consequências da contemporaneidade humana.

O Mandacaru Sinfônico é um concerto que terá como tema principal a cultura nordestina e mostrará ao público obras musicais características da cultura regional do Nordeste do Brasil, com danças como frevo, maracatu, maxixe, coco etc. embaladas por arranjos e músicas escritas originalmente para a Banda.O repertório contará ainda com obras originalmente escritas para Banda Sinfônica como a Suíte Pernambucana de Bolso, de José Ursicino da Silva, o Mestre Duda.

Também serão homenageados nomes importantes da música popular brasileira como Edu Lobo e Carlos Capinan, compositores da canção Ponteio, obra vencedora do III Festival de Música Popular Brasileira da TV Record de 1967.

A série de Concertos Temáticos é um projeto da Secretaria de Cultura de Embu das Artes sob a curadoria do maestro e diretor artístico Hamilton Oliveira. Entre os objetivos específicos, o projeto busca a ampliação do campo de atuação da Banda Municipal, oferecendo um repertório seleto e diversificado e apresentando em cada um dos Concertos dessa série uma temática diferente.

A Banda Municipal de Embu das Artes é um grupo artístico pedagógico mantido pela Prefeitura Municipal de Embu das Artes que tem suas origens datadas do período Brasil Colônia. Atualmente figura entre as corporações musicais em funcionamento mais antigas do País. Iniciou suas atividades musicais na então Aldeia M’Boy, em meados do século XVIII, com um grupo formado por índios e negros e orientados pelos jesuítas. Apesar de mais de dois séculos de existência, os primeiros registros oficiais constam de 1907.

Serviço:
Banda Municipal de Embu das Artes – Mandacaru Sinfônico
Regência e Direção Artística de Hamilton Oliveira
Local: Câmara Municipal de Embu das Artes (R. Marcelino Pinto Teixeira, 50 – Parque Industrial, Embu das Artes)
Data: domingo, dia 1 de abril, às 11h
Entrada Franca