Bilhete eletrônico modernizará transporte de Embu

14/09/2007 - 0:00
Bilhete eletrônico modernizará transporte de Embu

O transporte alternativo de Embu optou pela modernização ao decidir em reunião no Auditório da Prefeitura no último dia 3/9 pela implantação do sistema de bilhete eletrônico. Por unanimidade, os 170 permissionários das linhas municipais aprovaram o uso de cartão eletrônico para pagamento das passagens. Os participantes atenderam a um convite feito pelo prefeito Prefeito para debater o assunto.

A automação do controle de passageiros dará mais eficiência ao sistema de transporte municipal, tornando-o mais competitivo. Para os permissionários, a substituição do dinheiro e do vale transporte em papel pelo cartão oferece comodidade e segurança ao passageiro, fidelizando-o às lotações. A previsão é de que o Bilhete Eletrônico Municipal, BEM, como já está sendo chamado, esteja em operação a partir de janeiro de 2008.

A decisão dos operadores das linhas levou em conta o custo de nove mil reais por permissionário para a implantação da bilhetagem eletrônica, apontado em propostas feitas por empresas especializadas no sistema. O valor envolve equipamentos como validador – que faz a leitura e transmissão dos registros para um banco de dados – gravador, terminal de ponto de venda, coletores de dados e uma central de gerenciamento geral do sistema.

O prefeito defendeu o investimento, que fortalecerá a organização do sistema de transporte alternativo da cidade. Segundo Prefeito, a prefeitura é impedida por lei de investir nesse setor, mas pode verificar alternativas de financiamento junto ao BNDES. “A preocupação é com a modenização do sistema”, ressaltou.

Essa modernização vem acontecendo gradativamente e com esforços conjuntos do atual governo de Embu e da iniciativa privada. Segundo o secretário de Governo Paulo Giannini, foi uma grande luta implantar o transporte alternativo e a administração Prefeito promoveu a organização dos permissionários para que oferecessem um serviço de qualidade à população.

Organizado pela Secretaria de Governo por meio da Divisão de Trânsito e Transporte (Divtran), o encontro contou com a presença do chefe de Gabinete Prefeito; de Sérgio Paladini e Angelo Grenfell, respectivamente diretor e chefe dos Transportes da Divtran; Leonel Novaes Filho, presidente da Coopercav e Wilmar dos Santos, presidente da Arcav.