Boletim da Dengue, Chikungunya e Zica Nº 16/2016

21/06/2016 - 0:00
Boletim da Dengue, Chikungunya e Zica Nº 16/2016

A Secretaria de Comunicação, através do último boletim da Vigilância Epidemiológica de 21/6, informa sobre os casos de dengue, chikungunya e zika na cidade: são 493 casos notificados, 11 casos de dengue confirmados, sendo três autóctones (adquirido na cidade) e oito importados. Há 279 pessoas aguardando o resultado do exame sorológico do Instituto Adolf Lutz e 203 casos já foram descartados.

Teatro para informar

Além de realizar ações porta-a-porta por toda a cidade e dar palestras nos mais diversos espaços, a equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) também mostra toda a sua criatividade se apresentando em pequenas peças de teatro com a temática da prevenção da dengue, chikungunya e zika.

No próximo dia 30/6, a equipe se prepara para mais uma estreia. Desta vez, a equipe desembarca no universo infantil e traz Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, Peter Pan, fadas e príncipes para ajudar no combate a uma epidemia de dengue no mundo real, tão grave que ameaça o mundo encantado.

Desesperados com a possibilidade de ficarem doentes e acabarem as histórias infantis, os personagens buscam ajuda de um agente de saúde para resolver o problema. A partir daí, a aventura se desenrola. Serão sete agentes dividindo palco com cenário para entreter e passar a informação mais importante: seguir sempre as orientações para que não haja criadouros do Aedes aegypti em casa, no trabalho, na escola e em todos os ambientes.

“Faremos a estreia no Centro Cultural Mestre Assis, mas as escolas e outros espaços, públicos ou não, poderão solicitar as nossas apresentações. O importante é informar e combater o mosquito”, falou a gerente do Centro de Controle de Zoonoses, Raquel Abambres Lopes.

É importante se manter vigilante dentro de casa, observando a bandeja atrás da geladeira e os pratos das plantas. Nos quintais, a atenção deve ser redobrada. Não acumule pneus nem materiais recicláveis em locais sem cobertura, mantenha limpos os comedouros e bebedouros dos animais, vire as garrafas, deixe o lixo sempre bem fechado. Todas essas medidas auxiliam na prevenção das doenças, pois eliminam os possíveis criadouros do mosquito.

A dengue ameaça o mundo encantado

Dia 30/6, às 15h

Centro Cultural Mestre Assis – Largo 21 de Abril, Centro