Cães e gatos podem ser adotados no CCZ

09/06/2016 - 0:00
Cães e gatos podem ser adotados no CCZ
Acessibilidade

Quem deseja ter um animal de estimação pode adotar um cão ou um gato no Centro de Controle de Zoonones (CCZ) de Embu das Artes. 

O interessado precisa ligar no telefone 4704-3673 para manifestar sua intenção em adotar e marcar uma entrevista com a veterinária do órgão, que identificará seu perfil e indicará o pet mais adequado. “Nem sempre o que a pessoa escolhe é o ideal, pois as características de um cão ou gato (raça, idade, porte e personalidade) devem estar em sintonia com o cotidiano, estilo de vida, faixa etária, entre outras coisas, do dono”, disse a gerente do CCZ, Raquel Abambres.

A maioria dos cães e felinos já está sob tutela do CCZ há muito tempo, vítimas de maus tratos ou abandono, mas a entidade não recolhe e nem acolhe animais das ruas ou residências, apesar de receber uma média de 85 ligações por mês de munícipes com intenção de se desfazerem de seu animal doméstico. Além disso, não realiza atendimento veterinário ao público.

Muitos donos rejeitam a fêmea com filhotes ou aqueles que ficam doentes. Há proprietários que viajam ou mudam de residência e deixam para trás seu bichinho. O cão que cresce e fica com porte muito grande ou torna-se barulhento porque late freneticamente também é descartado.

O artigo 32 da Lei nº 9.605/98 prevê penalidades para quem praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, com detenção de três meses a um ano, e multa. Incorre nas mesmas penas a pessoa que realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos. A punição é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.

Já a Lei 12.916/08 determinou desde 2008, no estado de São Paulo, que centros de controle de zoonoses (carrocinhas), canis municipais e congêneres não poderiam mais matar os animais sadios, pois, antes da lei, eles eram trancafiados e sofriam eutanásia em três dias. Centenas deles, com boa saúde e indefesos, eram mortos diariamente como forma de controle populacional.

Portanto, o CCZ é responsável pelo controle e prevenção de doenças transmitidas por animais ou vetores, como o aedes aegypti, para os seres humanos, não sendo de sua responsabilidade o recolhimento de animais, exceto em casos que apresentem sintomas de doenças como raiva ou leishmaniose.

Castração

O CCZ faz diariamente castração de animais, mas é necessário abrir ordem de serviço no telefone 0800 7730 005 e aguardar agendamento.

Centro de Controle de Zoonones (CCZ)
Endereço: Estrada Velha de Cotia, 336, Itatuba
Telefone: 4704-3673
Dia e horário de atendimento: de segunda a sexta, das 9h às 16h
Documentos necessários para adoção: RG, CPF, comprovante de residência

----
Compartilhe nas redes sociais