Calçada da rua Belo Horizonte ganha ‘faixa verde’ para pedestres

15/12/2015 - 0:00
Calçada da rua Belo Horizonte ganha 'faixa verde' para pedestres
Acessibilidade

A Prefeitura de Embu das Artes iniciou as obras de ampliação da calçada em toda extensão da rua Belo Horizonte, uma via de mão única que liga o Largo 21 de Abril a outros bairros da cidade. A faixa verde, exclusiva para pedestres, visa garantir melhores condições de segurança aos pedestres, protegendo quem anda pela região. 

A faixa será pintada na cor verde, terá antiderrapante e segregadores, separando a calçada da pista de veículos. A obra na Belo Horizonte será feita do lado direito de quem sobe, ficando o lado esquerdo para o estacionamento de veículos, que de segunda a sábado será rotativo – 30 minutos com pisca alerta ligado. No domingo, o estacionamento é liberado.

A faixa, um projeto piloto, terá 1,5 metro de largura e será paralela à calçada já existente, de 1 metro de largura, totalizando 2,5 metros de calçada. Essa faixa terá 3 cm a mais de altura de concreto usinado, em relação à pista de veículos. “A calçada ficará mais larga, melhorando a área de circulação dos pedestres”, destaca Issamu Arak, engenheiro de Trânsito da Secretaria de Trânsito e Transporte da cidade. Segundo ele, um dispositivo de sinalização será colocado, separando o fluxo veicular da circulação de pedestres.

A rua foi escolhida pelo volume de pedestres que circulam no local, principalmente nos fins de semana e feriados, quando acontece a Feira de Embu das Artes. “Aqui no centro, a rua Belo Horizonte é a que apresenta  as condições mais críticas. Além de ser estreita, a calçada sofre outras interferências, como árvores e postes, e os pedestres acabam invadindo a rua para poder passar”, explica o engenheiro.

De acordo com o técnico, a experiência poderá ser levada a outros pontos da cidade onde haja necessidade de ampliação da área de circulação dos pedestres.

A previsão de término é de uma semana, dependendo das condições climáticas.

 

----
Compartilhe nas redes sociais