Câmara de Vereadores: mulheres são homenageadas pela contribuição à cidade

01/04/2015 - 0:00
Câmara de Vereadores: mulheres são homenageadas pela contribuição à cidade

A Câmara de Vereadores de Embu das Artes realizou na segunda-feira (30/3) solenidade em homenagem à mulher com o seminário “Câmara das Mulheres”. O evento foi conduzido pelas vereadoras Dra. Bete e Rosana Almeida.

O encontro, que encerrou as atividades do Mês da Mulher, promoveu a reflexão sobre a luta feminina na cidade e homenageou várias mulheres da comunidade com a medalha Zilda Arns, pela contribuição dada à sociedade embuense. As condecorações foram entregues a elas pelos vereadores e também às suas esposas, que acompanhavam seus maridos.

A medalha foi inspirada no legado da fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Criança, Zilda Arns, que morreu em 2010, durante um terremoto na cidade Porto Príncipe, no Haiti, enquanto fazia o trabalho humanitário de salvar crianças da fome e desnutrição.

Duas das homenageadas relataram à plateia um pouco da sua história de vida e da superação do preconceito em sua área de atuação profissional. É o caso da guarda civil municipal Shirley Cardoso de Souza, há 12 anos na GCM, desde a 1ª turma formada, que no início sofreu resistência de colegas homens, que não a aceitavam como parceira no serviço e da pastora da Igreja Evangélica Quadrangular, no Jd. Santa Tereza, Shirley de Mello, que teve dificuldades para ser tornar liderança em cultos religiosos e já está há 30 anos nessa missão.

Ambas, conseguiram vencer essas barreiras e hoje são respeitadas, reconhecidas e valorizadas pelos membros e entidades onde trabalham.

Em seu discurso, o prefeito Prefeito lembrou de sua mãe que, mesmo sem ter tido a oportunidade de estudar, exerceu com sucesso a função de uma verdadeira educadora do filho. Ele também destacou a luta das mulheres por creche e outras melhorias, e que apesar de ser metade da população brasileira, ainda é minoria na política.

Prefeito estava acompanhado da sua esposa e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Daniela de Almeida Brito, que alertou para o dever da sociedade em educar os filhos para que respeitem a mulher no futuro.

O presidente da Câmara, vereador Ney Santos, também com sua esposa, Elaine Santos, lembrou da força feminina, que é capaz de conciliar o papel de pai e mãe, ao mesmo tempo, dentro de uma família.

A secretária interina de Assistência Social, Roberta Santos, declarou que o Brasil é o sétimo país no ranking mundial de violência de gênero, mas destacou como avanços as leis Maria da Penha, de 2003, e do Feminicídio, aprovada neste ano.

Na abertura dos trabalhos, um aluno da Escola de Música de Embu das Artes tocou saxofone para o público e a cantora Ana Helena Cândido – que também é cerimonialista do prefeito Prefeito e funcionária da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Embu das Artes –  interpretou a canção “Maria, Maria”.

Outras autoridades participantes: vice-prefeito Natinha; vereadores Pedro Valdir, Clidão do Táxi, Jefferson do Caminhão, Jabá do Depósito, João Leite, Carlinhos do Embu, Gilson Oliveira, Edvânio Mendes e Luis do Depósito.

Com informações de: Adilson Oliveira (Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores)

Foto: Adilson Oliveira