Câmeras de Vigilância no Pq. Pirajuçara já estão funcionando

01/10/2015 - 0:00
Câmeras de Vigilância no Pq. Pirajuçara já estão funcionando

“Quando assumo um compromisso com o povo, vou até o fim para resolver, faço de tudo para cumprir. Hoje é um dia histórico para Embu das Artes”, disse o prefeito Prefeito durante a cerimônia de implantação de seis novas câmeras de vigilância no Parque Pirajuçara, dia 1/10, que contou com a presença de autoridades, moradores e comerciantes daquela região na sede da Prefeitura.

O prefeito recebeu os presentes em sua sala para falar sobre as melhorias implementadas na segurança da cidade. Quando o sistema de videomonitoramento foi implantado no município em 2010, eram 26 câmeras. Hoje, são 68:”Temos um equipamento de alta tecnologia, que permite, por exemplo, visualizar a placa de um carro há 1,5 quilômetro de distância. Se não fosse uma câmera de qualidade, poderíamos colocar 300, mas não teríamos os mesmos recursos e isso não resolve”, contou o prefeito.

O sistema irá monitorar as vias públicas em locais definidos após análises dos órgãos de segurança pública federal, estadual e municipal, e visa coibir atos anti-sociais e registrar fatos passíveis de investigação. Os comerciantes, convidados para o evento, vibraram e se impressionaram com a nitidez das imagens quando o prefeito Prefeito acionou o botão que ligou as câmeras do Jd. Pirajuçara: “Estávamos assustados com os assaltos na região. Tenho certeza que o monitoramento por câmera vai nos deixar muito mais tranquilos quanto a essa questão”, disse o proprietário da Auto Peças Arco-Íris.

“Não vou mentir, estava muito desanimado com meu bairro, mas como sou um homem de fé, nunca perdi a esperança. Após o comunicado do prefeito, que disse que teríamos monitoramento, passei a acreditar mais. Hoje penso até em fazer uma reforma na minha loja”, relatou Alexandre de Moraes, proprietário da drogaria Farma Plus.

O prefeito lembrou que segurança não é apenas a farda, o revólver na cintura, mas também investimentos em outras áreas: “Segurança é tudo isso, mas também o investimento que se faz no órgão de segurança da cidade. Quando a Guarda Civil Municipal (GCM) foi criada em 2003 tínhamos 50 guardas, hoje nosso efetivo conta com 188 guardas que trabalham com 19 viaturas”.

Edvânio Mendes, vereador, colocou a importância da cidade ter um gestor que honre seus compromissos: “Uma das obras que mais tenho orgulho é o Céu do Jd. do Colégio, que está dentro de uma comunidade muito carente e hoje pode ter um equipamento de qualidade”.
“Lutamos muito pela implantação das câmeras e o prefeito nos atendeu. Com certeza essa é uma grande melhoria para a cidade e para o Pq. Pirajuçara”, lembrou Geovani Anelli, da Casa de Materiais Anelli.

Além dos comerciantes e munícipes, estiveram presentes os vereadores Clidão do Táxi, Carlinhos do Embu, Jefferson do Caminhão e João Leite, a presidente do Conselho de Segurança do Pirajuçara (Conseg), Claudia Aparecida Rosa e o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Dirceu Alves, os secretários Paulo Giannini (Governo), Cristina Santos (Comunicação), Geraldo Juncal (Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Paulo Vicente dos Reis (Educação), Roberta Santos (Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional), Maria Emília Santos (Controladoria), Edson Bezerra (Gestão Democrática), Sandra Fihlie (Saúde) e Mário Alves (Serviços Urbanos).

O sistema de vigilância por câmeras é um complemento à segurança do bairro, que já conta com uma base da Guarda Civil Municipal (GCM), na rotatória entre as Avenidas Rotary e Aimará. As câmeras estão interligadas ao Centro de Controle de Operações, acompanhado 24h por dia, por seis profissionais e pela GCM, num telão de 7 metros de largura por 1,70 de altura. O investimento é de R$ 261.060,57, sendo R$ 239.460,57 de repasses financeiros provenientes da emenda do deputado federal Carlos Zarattini, e R$ 21.600 contrapartida da Prefeitura.

Veja aqui os locais da cidade com videomonitoramento

Ouça o prefeito Prefeito

Ouça o comandante da GCM, Dirceu Alves

Ouça o comerciante Carlos Savegnago, dos Supermercados Kaçula