Câmeras ligadas e a visão de um novo Jd. do Colégio

26/08/2015 - 0:00
Câmeras ligadas e a visão de um novo Jd. do Colégio

É tarde de quarta-feira, 26/8, e cerca de 300 pessoas estão no Centro de Artes e Esportes Unificados, o CEU do Jardim do Colégio. De dentro da unidade fixa da Guarda Civil Municipal (GCM) é possível perceber as mudanças no visual do bairro, tendo à frente o bonito prédio com a imponência de um centro esportivo e de cultura, o terminal de ônibus intermunicipal, a rua Ursa Maior pavimentada, o comércio que se desenvolve no entorno, e das pessoas. Enquanto crianças e adolescentes fazem cursos de informática, desenho, pintura e futsal, adultos exercitam na Academia Pública, idosos conversam sentados nos bancos da praça do CEU e outros passeiam pelo espaço.

A unidade da GCM, com câmaras de vigilância funcionando 24h, oferece segurança aos moradores e usuários do complexo cultural e esportivo. “Ah, é muito bom ter a GCM aqui”, diz dona Rita, comerciante. Ela e outros moradores do entorno têm dado uma verdadeira noção de civilidade, com atitudes como manter a limpeza da rua Ursa Maior, colher papéis do gramado do CEU e levar até a lata de  lixo ou acompanhar a filha pequena para brincar e ao mesmo tempo olhar todas as crianças.

“É bom ter sempre um pai olhando as crianças pequenas e temos feito isso”, diz Volney Caprini. Ele confirma o que acabaram de dizer os GCMs Júlio e Claiton: “Pessoas da comunidade têm cuidado para manter tudo limpo e organizado. No primeiro dia de funcionamento (17) tinha um grupo aqui da comunidade cuidando de tudo, ajudando a equipe do CEU”.

Informática, arte, esportes, assistência social

No Telecentro, o jovem professor de informática Luiz Henrique Sousa Santos, 21 anos, comemora duas vezes estar no CEU. “Em quatro anos na Prefeitura eu nunca vi o que aconteceu aqui. Quando cheguei, às 8 da manhã da segunda (17/8), tinham vários pais aqui, que matricularam 30 pessoas para o curso de Informática. Às 3 da tarde, as 80 vagas estavam preenchidas. E é para maiores de 12 anos”. Ele foi particularmente beneficiado ao ser transferido para o novo CEU, do lado da sua casa. “Isso aqui nem se compara ao que era antes”, diz.

A artista plástica Cris Siqueira chama atenção para os seus alunos de arte que pegam pela primeira um pincel e mostram criatividade. Conta que a aula da manhã, de Coordenação Motora, também estava lotada. Assim como na quadra poliesportiva, sempre cheia de alunos treinando futebol e outros jogos. Capoeira, Pintura em Tecido, Teatro, Violino, Zumba Fitness são outros cursos gratuitos. A área de assistência social também vem sendo muito solicitada, a tirar pelo volume de fichas preenchidas por pessoas que foram até o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) local.

Na tarde da quarta-feira, Ostílio José Fernandes tenta explicar para a neta Maria Clara, de 4 anos, que ainda não pode fazer o curso de pintura, aberto a quem tem 6 anos de idade ou mais, mas que vai encontrar algo no CEU. Segue para o parque infantil, depois de declarar-se feliz com o CEU perto de casa: “É só um pulinho. Minha propriedade está bem ali! E minha neta fica muito comigo. Por isso, vamos estar sempre aqui”.

Temporada teatral

O teatro, que funciona na sala multiuso, com cinema, será inaugurado no dia 1º/9, com a apresentação da peça A Jornada da Peninha Azul, início da temporada teatral para os 6.230 estudantes do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino.

Mais informações pelo telefone 4785-3563, Secretaria Municipal de Cultura