Campanha de Vacinação Anti-Rábica já começou

02/08/2005 - 0:00
Campanha de Vacinação Anti-Rábica já começou

Neste mês, a Divisão de Zoonoses da Secretaria de Saúde do Município de Embu realiza sua Campanha anual de Vacinação Anti-rábica em cães e gatos. Todos os cães e gatos com idade superior a dois meses de idade devem ser vacinados. Em 2004, foram vacinados no Município de Embu mais de 30 mil animais. Este ano, a meta do Setor de Zoonoses é aumentar este número em pelo menos 10%. Não haverá distribuição de vacinas para levar para casa.

A Campanha de Vacinação contra a Raiva  2005 vai até 2 de setembro. Foram montados 55 postos de vacinação. O cronograma já está disponível e pode ser consultado no Disque Serviços e Reclamações da Prefeitura 0800-7730005 ou pelos telefones 4785-3540, 4785-3543 ou 4781.1090 ramal 21. Lembramos ainda que durante o ano inteiro é realizada a vacinação contra a raiva em cães e gatos no posto permanente localizado à Rua do Virgílio, 100 (Almoxarifado Central da Prefeitura).

Marcelo Monteiro, médico veterinário responsável pelo Setor de Zoonoses de Embu, diz que o ciclo da raiva em cães e gatos está controlado, mas hoje em dia o risco de contaminação pelo vírus da raiva vem dos morcegos, e estes podem entrar em contato com cães e gatos dando início a uma epidemia da doença.

A Raiva é uma doença que ocorre nos mamíferos (cães, gatos, bois, cavalos, ovelhas,  morcegos, etc.). Pode infectar o ser humano e levar à morte, pois afeta o sistema nervoso. A transmissão ocorre quando o vírus causador da raiva, que está presente na saliva do animal infectado, penetra no organismo do homem por meio de mordedura ou  lambedura.

Normalmente, proprietários de gatos não estão muito atentos à necessidade de vacinar esta espécie de animal. No Brasil, no período de 1986 até 2004, 703 pessoas morreram contaminadas por raiva. Só no ano de 2004 foram 30 (trinta) mortes. Lembre-se de vacinar cães, gatos, bois, cavalos, caprinos e ovinos todos os anos; não deixe animais soltos nas ruas; evite sempre o contato direto com qualquer morcego, esteja ele vivo ou morto. Sempre que necessário, procure orientação especializada.

Tags: