Carnaval 2007 – a cidade se diverte

01/02/2007 - 0:00
Carnaval 2007 - a cidade se diverte

Vem aí o Carnaval 2007 – a Cidade se Diverte. O evento acontecerá nos dias 18,19 e 20 de fevereiro em dois locais: no bairro de Santa Tereza e na Praça da Lagoa (Centro), sempre das 14 às 22h. Para receber os foliões, a prefeitura montará nos dois locais uma infra-estrutura para acomodar 5 mil pessoas, como palco, banheiros químicos, sonorização e iluminação.

Realizado há mais de 25 anos, o Carnaval de Embu ganhou força em 2001 e atrai a cada ano um número maior de foliões. Com a presença de blocos tradicionais, como o do Barata que neste ano completa aniversário de 10 anos, o carnaval de 2006 contou com a participação de 5 mil pessoas por dia. É um carnaval tradicionalmente familiar, onde todos participam, das crianças às pessoas da terceira idade. No período de Carnaval, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a campanha contra as DST/Aids, tendo distribuído 60 mil camisinhas no Carnaval do ano passado.

Blocos carnavalescos

Bloco Zuma Luma
O projeto Bloco Zumaluma (Batucazuma) desenvolveu-se em 2002 através da oficina de percussão direcionada a jovens freqüentadores da Biblioteca Zumaluma. E através da formação dos mesmos foi formado o bloco carnavalesco batizado Bloco Zumaluma. As oficinas do Batucazuma são realizadas devido à alta quantidade de jovens comunidade que não detém acesso a atividades culturais e se encontram sem nenhuma qualificação profissional. A atividade carnavalesca é o resgate que proporciona o desenvolvimento cultural e profissional.

Casa de Cultura Santa Tereza – Bloco Menino Arteiro
Fundada em 1996, possui um acervo de trabalho dos próprios alunos. Organiza eventos como feira de artes e saraus, além de desenvolver cursos gratuitos para a comunidade. Em 2001, fundou o Bloco Menino Arteiro, atualmente com 289 componentes.

Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Arte Sem Fronteiras
Fundada em 2005, faz parte da Associação Internacional de Interesse à Humanidade do Jardins Emílio Carlos e Irene. Tem como finalidade promover a cultura do samba, abrindo espaço a pessoas de todas as faixas etárias. Ao todo, são 300 pessoas envolvidas diretas e indiretamente.

Bloco Unidos do Santa Tereza
Fundado em 1975 sob o nome "Meninos da Bica", uma turma de jovens que se reunia aos finais de semana numa casa com uma bica para tocar samba. Tornou-se Unidos do Santa Tereza em 1985. Atualmente possui cerca de 360 componentes. Este ano, o enredo homenageará o artista Assis de Embu, falecido em outubro de 2006.

Bloco do Barata
Atuante como bloco carnavalesco desde 1997, vai homenagear o próprio bloco que estará completando 10 anos de fundação este ano. O bloco sairá com 2 carros alegóricos, fantasias divididas em duas alas, corte e também bateria. Enredo: Bloco do Barata, 10 anos de Tradição.

Teatro Popular Solano Trindade
Dirigido por Raquel Trindade, o Teatro Popular Solano Trindade foi fundado em 1975, após o falecimento do poeta Solano Trindade, em 1974, para preservar a Cultura Popular e a Cultura Negra. Este ano, apresentará o cortejo de afoxé. O afoxé é o momento em que as pessoas de candomblé pede licença aos Orixás para sairem no Carnaval. Diferente do Maracatu que é matriarcado, as mulheres saem na frente, o afoxé é um patriarcado. Todos os homens de roupa branca, chapéu e turbante para os de cabelos rastafari. As mulheres de bata e saia branca com pano colorido nas costas. Com sede em Embu das Artes, o Teatro Popular tem seu trabalho voltado para as danças afro-brasileiras, como maracatu, coco, jongo mineiro, fluminense e da serrinha, samba de roda, samba lenço rural paulista, bumba-meu-boi, cafezal de Pernambuco e de São Paulo, lundu colonial e o movimento de dança dos orixás.

Confira a programação e caia na folia:

18 de fevereiro – domingo

14h – Baile Carnaval da Família – Grupo Seqüência
15h – Teatro Popular Solano Trindade apresenta o Afoxé Auá Olona – Cortejo partindo do Centro Histórico até a Praça da Lagoa
17h – Baile Carnavalesco
21h – Desfile do Bloco do Barata

14h – Baile Carnaval da Família – Banda Nova Razão
18h – Apresentação do Bloco Arte sem Fronteira (Bloco do Vai quem que)
19h – Desfile do Bloco Menino Arteiro (Casa de Cultura do Santa Tereza)
20h – Desfile do Bloco do Zumaluma
21h – Desfile do Bloco Unidos do Santa Tereza

19 de fevereiro – 2ª -feira