Cartão Cidadão é apresentado à imprensa

06/09/2017 - 10:58
Cartão Cidadão é apresentado à imprensa

O secretário de Gestão Tecnológica e Comunicação da Prefeitura de Embu das Artes, Jones Donizette, concedeu na terça-feira (5/9) uma entrevista coletiva à imprensa para apresentar o Cartão Cidadão, junto com Tatiane Perez e Evandro Bei, diretores da Ztec Tecnologia, empresa responsável pela implantação do projeto.

A ideia do Cartão Cidadão é criar uma base única com os dados dos cidadãos e integrá-la a todos os sistemas de atendimento da cidade.

Além de facilitar o acesso aos serviços públicos municipais, agilizando atendimentos e agendamentos, por exemplo, ele surgiu da necessidade do governo municipal em desenvolver uma gestão eficiente, pois os dados sociais e econômicos consistentes e reais do município poderão direcionar o planejamento de forma mais precisa.

Essa base de dados deverá ser composta a partir do cadastramento da população de Embu das Artes. “O objetivo é mobilizar mais de 260 mil habitantes”, revelou a diretora da Ztec,Tatiane Perez.

“Faltam indicadores para gerenciar a cidade de forma inteligente, por isso precisamos conhecer o perfil dos bairros, ruas e cidadãos, pois cada local tem sua realidade específica”, disse Jones Donizette, que ainda citou a possibilidade de oferecer aos munícipes descontos em lojas, serviços e comércios em geral. “Isso deverá incentivar o consumo dentro de Embu das Artes o que fortalecerá a economia do município”, completou.

O primeiro passo é a realização do cadastro e agregar informações que poderão otimizar os serviços e projetos da municipalidade, orientando a coordenação das secretarias e as políticas públicas da gestão. Numa primeira etapa, deverão ser cadastrados estudantes da rede municipal e suas famílias e os atendidos nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), podendo chegar a 130 mil cadastrados nessa fase.

Quem poderá se cadastrar? Moradores de Embu das Artes, servidores públicos municipais e quem tem domicílio eleitoral na cidade (títulos emitidos até 2/10/2016). Documentos necessários: RG, CPF, conta de água ou luz, título de eleitor e cartão do SUS.

Imprensa

Os veículos trataram do projeto e tiraram suas dúvidas. Entre os temas, debateram se as constantes mudanças de endereços dos moradores poderiam prejudicar o cadastramento, como a Prefeitura pretende reverter as informações coletadas da população em benefícios, o custo do investimento, o futuro do projeto em novas gestões e como os munícipes serão estimulados a aderirem ao cadastro.