Cerâmica une cidades em exposição de arte

07/08/2018 - 16:11
Cerâmica une cidades em exposição de arte

A abertura do Encontro de Ceramistas, com a exposição Casa de Troca, Mãos de Barro – Diálogos ocorreu no sábado (4/8) no Centro Cultural Mestre Assis do Embu com a presença de bom público, que prestigiou os artistas e suas obras. A mostra fica até o dia 19/8.

O Grupo de Ceramistas Casa de Troca da cidade de São Mateus, no Espírito Santo, e o Grupo de Ceramistas Mãos de Barro de Embu das Artes (SP) se uniram para realizar essa exposição coletiva.

As ceramistas expositoras são as seguintes: Ângela Nascimento, Adri Lang, Célia Santiago, Cida Negris, Cláudia Bergel, Daine Brandão, Dina Queiroz, Eduardo Ojú, Hosana Santos, Juliana Lima, Kátia di Clemente, Luka Fagundes, Márcia Francisco, Miren Edurne, Oscar Ferreira, Rosa Pereira, Shila Joaquim e Zé de Assis.

“Esse intercâmbio entre as cidades serve para expandir a exibição dos trabalhos artísticos em outros locais, para que os artistas possam interagir, aprender e ter novas oportunidades”, afirmou o secretário de Cultura, Júlio Campanha.

“Sabemos da luta dos artistas e esse encontro é uma chance de unir pessoas que fazem o mesmo trabalho para fortalecer e dar visibilidade à nossa arte”, disse a ceramista Shila Joaquim, uma das expositoras.

O encontro tem por objetivo estimular a propagação da produção utilitária e artística figurativa em barro desenvolvida pelos artistas e artesãos envolvidos e a ampliação do repertório de ferramentas, técnicas e experimentação de novos processos criativos, através do intercâmbio e compartilhamento de saberes entre mestres da cerâmica popular e a comunidade local dos dois municípios. Pretende também fortalecer o movimento da cerâmica e o trabalho dos ceramistas crescente no País, além de estreitar relações entre as duas cidades que tanto têm em comum em arte e tradição.