Cidadania trabalha relação entre idosos e seus familiares

Com o objetivo de estimular o vínculo com a família e erradicar a violência contra o idoso, a Secretaria de Cidadania e Assistência Social, através do Centro de Referência do Idoso de Embu, realizou no dia 5 de maio o 1º Encontro com a Família. Cerca de 150 pessoas entre idosos e familiares participaram ativamente do evento que começou com a apresentação dos corais municipais Criarte e Cantares ao Meu Povo.

Entre várias atividades, como a leitura do Estatuto do Idoso por parte dos familiares, a platéia assistiu atentamente ao vídeo Violência Famíliar , que demonstrou as inúmeras formas de violência praticadas pela sociedade contra o idoso nos mais diversos ambientes.

Muito empolgado com a oportunidade de falar com as famílias dos idosos, o Prefeito Prefeito enfatizou as políticas públicas implantadas para a terceira idade no âmbito municipal e nacional, como a antecipação do 13ª salário para os aposentados e pensionistas que o governo federal quer transformar em lei. O vice-prefeito, Roberto Terassi, também esteve presente.

Segundo Cida Giannini, coordenadora do projeto, o encontro foi motivado por pesquisas como a da Fundação Perseu Abramo, Idosos no Brasil – Vivências, desafios e expectativas na 3ª idade, realizada em 2006, que ouviu 3.759 pessoas, em 204 cidades do país. A pesquisa revelou que uma boa parcela dos idosos brasileiros já sofreu algum tipo de violência por sua condição de idoso, seja física, psíquica e que a literatura especializada tem reconhecido como igualmente perniciosa e depressora da auto-estima. Ameaças, ofensas morais e desqualificações sistemáticas são algumas das práticas contra os idosos. Espontaneamente 15% relataram o fato, mas ao serem lembrados de diferentes formas de violência, os resultados mostram que esse índice chega a 36%.

Tags: