Cidade participa de seminário sobre Objetivos do Milênio

11/05/2015 - 0:00
Cidade participa de seminário sobre Objetivos do Milênio

Embu das Artes sediou, dia 7/5, no Centro Cultural Mestre Assis, o Seminário de Mobilização dos Municípios da Região Sudoeste que visa envolver a sociedade civil organizada, as empresas públicas e privadas, e o Poder Público, no cumprimento dos Objetivos do Milênio (ODM), também conhecidos como “Os 8 Jeitos de Mudar o Mundo”. O evento foi conduzido pelo Movimento Estadual pela Cidadania e Solidariedade do Estado de São Paulo (Nós Podemos – SP).

A secretária interina de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional, Roberta Santos, assinou o termo de inclusão da cidade em janeiro deste ano. Durante o seminário, os objetivos e vídeos com as histórias de outras cidades no Brasil, foram apresentados a outros sete municípios da região (Taboão da Serra, Itapecerica da Serra, Embu – Guaçu, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Cotia e Vargem Grande Paulista). Eles estudam se os trabalhos serão realizados regional ou separadamente.

A intenção do seminário é sensibilizar e mobilizar os municípios para que se comprometam em alcançar e até superar os ODM. Para isso, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), estabeleceu a Municipalização dos ODM. Embu das Artes ainda participará de mais quatro oficinas com datas a serem estabelecidas.

“Estamos orgulhosos em receber esse seminário sabendo da importância que ele tem para os municípios de nossa região. Conversamos muito sobre as pactuações que podem ser feitas e sabemos que aqui há um grande poder de organização e sei que daqui sairam movimentos que resultaram no desenvolvimento de políticas públicas, mas tudo isso só mudou por conta da vontade política presente”, afirmou Roberta.

Mesmo antes de aderir ao programa, o município já vem fazendo sua parte. Para se ter idéia, a cidade já ultrapassou a meta de reduzir o número de pessoas que sofrem com a fome. A criação em 2002 do Banco de Alimentos, que por meio de captação de alimentos desperdiçados ao longo da cadeia produtiva, atende hoje 1.500 famílias semanalmente, e o Restaurante Popular, de 2.013, e que serve 1.200 refeições todos os dias, alavancaram esse índice.

“Sabemos que há muito a ser feito, mas quando a cidade já se mobiliza, fica mais fácil iniciar o projeto. Hoje , mais de 190 países já participam desse trabalho. Temos certeza da mobilização das cidades no Brasil”, disse Eliana Falque, da Secretaria Estadual do Movimento.

Por um mundo melhor

Conheça os 8 Jeitos de Mudar o Mundo:

1. Acabar com a fome e a miséria

2. Educação básica de qualidade para todos