Comemoração valoriza idosos de Embu

O Dia do Idoso é comemorado em 1º de outubro e para celebrar a data o Centro de Referência do Idoso (CRI), junto com Conselho Municipal do Idoso, programou uma série de atividades culturais que se estendeu até o último sábado, dia 6. A programação da 6ª Semana do Idoso incluiu intervenção no Largo 21 de Abril, no Centro, com participação dos grupos da terceira idade Batuca Lata, danças sênior e cigana, apresentação musical, com Élcio Dias e a dupla Du Floresta, da Sociedade Amigos Violeiros de Embu. Também foram distribuídos exemplares do Estatuto do Idoso, preservativos, além oferecer gratuitamente o serviço de medição de pressão arterial.

O espetáculo teatral “O Fantástico Mistério da Feinhorinha”, apresentado por idosos da cidade de Francisco Morato, divertiu a platéia que lotou o Centro Cultural Embu das Artes. A criatividade dos idosos também pôde ser comprovada através de um sarau, onde os participantes cantaram, recitaram poesias e prestigiaram o lançamento do livro Receitas da Vovó, elaborado por todos os participantes do CRI que colaboraram com uma receita.

Marcando o encerramento das atividades e buscando estimular o vínculo familiar, o 2º Encontro com a Família contou com a presença de cerca de 150 pessoas. Na ocasião, familiares dos idosos deram testemunhos sobre a importância do trabalho desenvolvido pelo CRI, já que muitos deles antes de entrar para o grupo sentiam dores, tinham depressão e adquiriram facilmente doenças.

Segundo o prefeito Prefeito, é necessário um trabalho integrado entre o governo municipal e a comunidade para que este tipo de projeto tenha cada vez mais sucesso e os idosos conservem uma postura firme e vivam intensamente. Para o secretário-chefe de gabinete, Prefeito, a presença da família no evento é fundamental para que ela conheça de perto a equipe com quem os idosos convivem. Vale ressaltar que as atividades foram acompanhadas pela secretária de Cidadania e Assistência Social, Selma Fernandes, pela presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Cleusa Gomes, a Ná, pela coordenadora do Centro de Referência do Idoso, Cida Giannini.

Tags: