Comerciantes participam de formação sobre boas práticas com alimentos

27/08/2015 - 0:00
Comerciantes participam de formação sobre boas práticas com alimentos

Ocorreu na manhã de quinta-feira, 27/8, no Centro Cultural Mestre Assis do Embu, mais uma das formações sobre boas práticas, da Vigilância Sanitária de Embu das Artes. Desta vez, o projeto, inscrito no prêmio Prefeito Empreendedor, do Sebrae, acolheu representantes de lanchonetes, restaurantes, açougues e supermercados, para tratar da manipulação de alimentos.

A Vigilância Sanitária de Embu das Artes, órgão da Secretaria Municipal de Saúde, existe desde 1997. Mas, apenas na atual gestão, ultrapassou as barreiras do setor administrativo e ganhou quadro técnico operacional, passando a atuar de forma normativa e educativa, realizando inspeções e prestando orientações no comércio local.

Estima-se que no Brasil, as empresas de refeições coletivas, como restaurantes, lanchonete e outros, sejam responsáveis por 50% dos surtos de doenças de origem alimentar. Nesse sentido, o projeto da Vigilância Sanitária propõe um conjunto de ações que visam proteger a saúde da população.

Durante a capacitação, os cerca de 40 participantes, de 20 estabelecimentos, receberam orientações sobre segurança alimentar, formas adequadas de manuseio e armazenamento de alimentos, higiene pessoal e dos utensílios utilizados, regras de etiquetagem para alimentos fracionados e principais perigos do manuseio inadequado de alimentos, entre outros. As boas práticas visam, alertá-los sobre a necessidade de zelar pela saúde do consumidor e da importância disso, para a imagem da sua empresa.

Os participantes também receberam cartilhas explicativas e informações sobre o trabalho da Vigilância Sanitária. O evento foi encerrado com a participação de Clausimara Gegunes, consultora de Negócios do Sebrae, em Osasco, que apresentou aos participantes alternativas de cursos, oficinas e palestras, complementares ao tema.

Clique aqui e acesse o curso online de boas práticas de manipulação em serviços de alimentação, disponibilizado pela Anvisa.

Ouça a impressão dos participantes sobre o evento:

Ailton José da Silva, proprietário do Açougue Rei do Gado

Claudia Regina Oshima, gerente de RH, do Supermercado Cercadão

Abelardo Ferreira da Silva, proprietário do Restaurante Bella Cantina

Comércio em números

Segundo dados do Sebrae, atualmente, Embu das Artes conta com 2.701 Microempreendedores Individuais (MEI). E o número de empresas nas áreas de serviço, comércio, construção civil, logística, indústria, entidade religiosa e entidade de classe sindical, cadastradas e localizadas no município passou de 15.953, em 2008, para 19.443, em 2014.