Na última sexta-feira (9/4), o prefeito Prefeito reuniu-se com representantes da Comissão Pró-Universidade composta por vereadores do Conisud e do Vale do Ribeira, representantes de associações comerciais, da Assembleia Legislativa de São Paulo, entidades e membros da sociedade civil para discutir os próximos passos para a implantação da Universidade Federal na região.
Na ocasião, o prefeito falou sobre as reuniões que teve com a Pró-reitoria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), ocorrida na última terça-feira (6), em que foram apresentados a proposta e o projeto para a construção de um campus na cidade. Prefeito ressaltou que o que for conquistado será para a região e não apenas para a cidade de Embu.
A Pró-reitoria propôs que até essa quarta-feira (14) teria que ser indicada uma comissão de representantes do poder público e da sociedade civil, juntamente com uma outra composta por membros da Unifesp, para tratar da implantação do campus avançado de extensão. O grupo de trabalho terá que se reunir para traçar um cronograma de ação e em 90 dias apresentarem um resultado sobre quais cursos serão oferecidos.
Prefeito pediu aos vereadores da região, representantes de entidades de classe, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Assembleia Legislativa e demais lideranças, que mobilizassem os deputados, prefeitos e presidentes dessas entidades para enviar moções de apoio ao projeto da universidade ao ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, para demonstrar a importância do projeto e agilizar a liberação do recurso para iniciar a obra. “Nós temos que demonstrar a importância do projeto e a forma de demonstrar é mobilizar a região”, ressalta Prefeito.
A comissão é composta por cinco membros e foi escolhida na reunião de sexta-feira(9) sendo eles: Silvino Bomfim de Oliveira Filho (presidente da Câmara de Embu); Mauro Scarpinatti (assessor parlamentar – Assembléia Legislativa de São Paulo); Paulo Roberto (sociedade civil) e Wagner Eckstein (vereador de Taboão da Serra e presidente da Associação dos Vereadores da Região Sudoeste – Aversud). A região do Vale do Ribeira terá um representante a ser definido o nome.
Esse grupo de trabalho terá a tarefa de discutir, junto com os representantes da Unifesp, os cursos e o processo de implantação do campus de extensão. Já os outros membros da comissão ficarão encarregados de mobilizar grupos políticos suprapartidários, lideranças da sociedade e presidentes de associações para demonstrar o apoio ao projeto para o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. O intuito é liberar a verba da emenda parlamentar e assim iniciar as obras do Parque da Várzea, que abrigará o prédio da universidade. Um outro grupo trabalhará em uma terceira frente para agilizar a liberação da escritura do terreno em nome da Prefeitura de Embu. Já foram dados encaminhamentos para a união das matrículas, contudo é necessário que os trâmites ocorram o quanto antes para que, ainda esse ano, possa ser feita a licitação e iniciem as obras.
No próximo dia 27 (terça-feira) está sendo organizada uma caravana à Brasília para uma reunião suprapartidária com lideranças políticas com o objetivo de ter uma audiência com o ministro Alexandre Padilha, sobre a liberação de recursos.