Grupo que defende a instalação de um campus da Universidade Federal de São Paulo na região sul e sudoeste realizará um amplo encontro dia 26/2 para apresentar projeto a ministros
A Comissão Pró-Universidade Federal da Região Sul e Sudoeste de São Paulo deu mais um passo na luta para garantir a implantação de um campus extensivo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) na região metropolitana. Coordenado pelo prefeito de Embu das Artes, Prefeito, o grupo esteve em reunião na sede da instituição, na capital, no último dia 2/2, e ouviu do reitor Walter Manna Albertoni que a decisão de expandir a Universidade está tomada pelo governo federal, mas é preciso que a região ofereça as instalações adequadas, cabendo à instituição definir os cursos, o conteúdo pedagógico e a gestão.
"Nós vamos nos instalar à medida em que temos condições" – explicou o reitor, que disse ainda preferir um campus na Grande São Paulo ao invés do interior. O propósito é fazer da Unifesp uma instituição de nível superior plena, com cursos em todas as áreas. Nesse aspecto, a Terra das Artes é atraente. "Embu nos empolga muito nessa área cultural, de comunicação" – afirmou Albertoni.
A reunião contou com o vice-reitor Ricardo Smith, o pró-reitor de Graduação Miguel Jorge e o presidente da Comissão de Verticalização da Unifesp Paulo Pontes; os deputados Devanir Ribeiro (federal) e Ênio Tatto (estadual), e membros da Comissão Pró-Universidade: o presidente da Associação dos Vereadores da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Aversud), Wagner Ekstein, padre José Wilson Souza, da Diocese de Campo Limpo e Hillmann Albrecht, vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Embu e Região.
Para agilizar o trabalho da Comissão, o prefeito Prefeito propôs dois encaminhamentos: "Dialogar com a Unifesp a respeito da vocação e dos cursos para a macrorregião e realizar uma força-tarefa para implantar inicialmente os cursos". Quatro membros do grupo já saíram do encontro com a missão de localizar um prédio adequado entre as regiões sul e sudoeste. Na próxima reunião da Comissão, marcada para 11/2 em Embu das Artes, as indicações serão apresentadas.
Embu dispõe de uma área de 1,6 milhão de m² onde será implantado o Parque da Cidade e R$ 30 milhões em recursos federais para o projeto, incluindo o campus da futura Universidade. A proposta da Comissão é que até a conclusão do Parque, a instituição de ensino superior funcione num prédio localizado na região.
Vinte e seis representantes de oito segmentos sociais da região Sudoeste de São Paulo se reuniram no centro de Embu das Artes no último dia 3/2 para tratar do grande encontro Pró-Universidade que acontecerá na cidade dia 26/2, com as presenças dos ministros Fernando Haddad (Educação), Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Luiz Barretto (Turismo). Participaram da reunião representantes da região sudoeste e do Vale do Ribeira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Igreja, movimentos sociais, Associação Comercial, Rotary Club e sindicatos. O Poder Legislativo regional foi representado pelos vereadores Silvino Bomfim (presidente da Câmara), Maria Cleuza Gomes (Ná) e José Carlos Proença, representantes de Embu das Artes; José Maria (Itapecerica da Serra), Dimas Ghizzi (Juquitiba), Roberto Isidoro de Andrade (São Lourenço da Serra), e de Tabõao da Serra, Natal Soares e Wagner Ekstein (presidente da Aversud).
Na função de coordenador da Comissão Pró-Universidade, o prefeito Prefeito destacou que a heterogeneidade do colegiado demonstra que se trata de “uma ação amplamente democrática e que pode mostrar a força política da região”. Ele ressaltou ainda a importância do movimento, que deve ser ampliado. Segundo Prefeito, os Hospitais Gerais do Pirajussara e do M’Boi Mirim foram conquistas de movimentos semelhantes que representam a população.
A proposta de Embu das Artes de instalar a futura Universidade num espaço amplo, dentro de um parque, é para alguns representantes semelhante ao campus da Universidade Federal de São Carlos, aberto e integrado à comunidade.
O próximo encontro dos representantes do movimento Pró-Universidade será dia 12/2, no Centro Cultural Mestre Assis do Embu.