Comunicação e Tecnologia finalizam últimos ajustes para Certificação ISO 9001

20/06/2018 - 15:39
Comunicação e Tecnologia finalizam últimos ajustes para Certificação ISO 9001

Está chegando a reta final para os últimos preparativos internos da certificação inédita realizada na Prefeitura Municipal de Embu das Artes na Secretaria de Gestão Tecnológica e Comunicação, como primeiro órgão da região e um dos pioneiros do Brasil a obter o selo da ISO 9001:2015.

A Secretaria de Gestão Tecnológica e Comunicação está organizando seus trabalhos internos para garantir a melhor forma de atendimento as Secretarias e aos departamentos que atendem ao munícipe, como por exemplo, Ouvidoria, Disque Serviços, Telefonia e Logística. Ao todo, 13 processos internos serão auditados para certificação atendendo aos requisitos legais estabelecidos na norma internacional.

Um projeto de certificação de ISO 9001:2015 exige padronização e excelência na relação direta com o ambiente em que a Secretaria está inserida e o papel da Comunicação e Tecnologia no Governo. Por longos 7 meses foram feitos todos os treinamentos e preparativos para a certificação, como a definição de fluxos de trabalho e indicadores de desempenho.

Com um ritmo de trabalho intenso da equipe, em 18 meses de gestão, foram realizados mais de 296 vídeos institucionais por uma equipe multidisciplinar. Outro número que impressiona os gráficos comparativos da região refere-se a quantidade de artes gráficas e identidade visuais criadas ultrapassando a marca de governo de mais de 800 criações. Sem contar os projetos tecnológicos desenvolvidos pela Secretaria que dispensaram a contratação de empresas externas, como a MI Digital que reduziu drasticamente o uso de papéis em memorando e ofícios internos.

No Disque Serviços, foram abertos pelos munícipes mais de 3900 protocolos de atendimento e na Ouvidoria Geral mais de 1700 protocolos entre elogios, críticas, sugestões, denúncias e reclamações. No Jornalismo foram publicados mais de 1800 veiculações de conteúdo oficial. O Grande destaque de atendimento fica com a Telefonia. As Telefonistas recebem em média 2 mil ligações por dia que movimentam as informações institucionais do Governo.  Não fica de fora os atendimentos da equipe de Tecnologia da Informação. Dividido em níveis de atendimento interno na prestação de serviços aos departamentos públicos em 18 meses registra-se mais de 13 mil atendimentos.

Inédito no Brasil, a Secretaria de Gestão Tecnológica e Comunicação se profissionalizou e no início do mês de julho será auditada por uma empresa certificadora internacional respeitada no mercado. Todos esses números da Secretaria foram auditados por uma empresa especializada que acompanha a certificação. A auditoria será fiscalizada de perto pelo INMETRO, que irá certificar a empresa que irá auditar a Secretaria. No mundo existem 500 mecanismos certificadores para garantir que as empresas, no caso a Prefeitura esteja em condições de oferecer serviços de qualidade.

Um trabalho sério, árduo e que exige o engajamento de todos os servidores da Secretaria.  No caso da Gestão Pública de Embu das Artes, a implantação irá acontecer primeiro na Secretaria idealizadora, podendo ser replicado para todo governo, e outras Secretarias já demonstraram o interesse em certificar.

Vale lembrar que a ISO 9001 é uma norma de padronização para um determinado serviço ou produto. No caso da gestão pública de Embu das Artes iremos certificar a prestação de serviços da Secretaria. Poucas Prefeituras em todo Brasil como a de Gramado possuem a certificação, porém a ISO ainda é novidade em todo Brasil. No Conisud, que contempla além de Embu das Artes, Taboão da Serra, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, São Lourenço da Serra e Juquitiba, Cotia e Vargem Grande Paulista seremos a primeira cidade da região e uma das pioneiras no Estado de São Paulo a obter o selo.