Comunidade participa de eleição de diretor escolar

06/04/2005 - 0:00
Comunidade participa de eleição de diretor escolar

A participação mais efetiva da comunidade na administração da escola municipal é um dos objetivos já alcançados pela Prefeitura da Estância Turística de Embu. Através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o governo local implementou processo eleitoral para escolha de diretores das escolas do município. Na medida em que os cargos atualmente ocupados ficarem vagos realizam-se as eleições. Desde o início do ano cinco escolas já passaram pela disputa democrática que envolveu pais, alunos e professores, e até o final de abril os novos diretores serão conhecidos.

Um Conselho Escolar paritário, ou seja, formado 50% por pais de alunos e 50% por professores, elege o futuro diretor. Respeitados alguns critérios  "como ser docente do colégio há pelo menos três anos" qualquer professor integrante da escola pode candidatar-se ao cargo. O diretor, eleito para um mandato de dois anos, não pode ter recebido menos que 25% dos votos.

Além de pouco praticada no Brasil, a iniciativa da Prefeitura de Embu das Artes é inédita na região Sudoeste do Estado de São Paulo, formada por 14 municípios. A escolha democrática do diretor escolar nasceu em maio de 2003 quando foi promulgada a Lei do Plano de Carreira e Remuneração do Magistério Público e Oficial da Estância Turística de Embu. "O texto definido em conjunto com professores é uma conquista de anos de lutas dos docentes de toda rede municipal", salienta Rosimary Matos, secretária de Educação. A Lei determina ainda que o Conselho Escolar seja composto pelo número mínimo de 20 e máximo de 40 membros e que todos compareçam às diversas plenárias realizadas antes da eleição.

A comunidade atendida pela escola ganha com a eleição do diretor escolar. Na visão do prefeito Prefeito, "esse processo eleitoral beneficia a escola que assim pode contar com um diretor que a conheça mais profundamente e esteja em sintonia com a comunidade". Segundo Rosimary, as pessoas envolvidas estão fazendo história. "Uma das marcas da atual administração é a gestão democrática. Através da eleição do diretor da escola municipal estamos fortalecendo as lideranças locais, garantindo sua relação com a comunidade para que ela possa cobrar mais resultados", explica. A meta do atual governo de Embu das Artes é transformar em eleição direta todo o processo de escolha do diretor das escolas municipais.