Confraternização marca o Dia Municipal da Pessoa com Deficiência

08/08/2014 - 0:00
Confraternização marca o Dia Municipal da Pessoa com Deficiência

O Dia Municipal da Pessoa com Deficiência, celebrado dia 4/8 em Embu das Artes, foi marcado pela confraternização realizada quinta-feira (7), no Centro Educacional Armando Vidigal, no Jardim São Marcos.

Pais, familiares, representantes do segmento, usuários do próprio Centro, da Associação Três AAA e do Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência (CCPD), celebraram juntos as conquistas alcançadas desde a criação da lei municipal 1.943/2001, que institui o Dia do Deficiente Físico e de Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais.

Segundo o secretário de Educação, Paulo Vicente dos Reis, a lei em questão representa mais do que uma data, mas as ações do governo em favorecimento dos deficientes. Paulo Vicente também destacou a importância da parceria intersecretarial e da Influência da família e da comunidade na vida e no desenvolvimento dessas pessoas.

Regiane Medice, diretora do Centro Educacional Armando Vidigal, esclarece que a ideia da confraternização surgiu durante uma das reuniões do Grupo de Trabalho da Pessoa com Deficiência, composto por membros das Secretarias de Educação, Assistência Social, Saúde, Cultura, Esportes e Desenvolvimento Urbano: “Juntar os grupos, os equipamentos, os pais e familiares para fazer com que as pessoas se conheçam e se aproximem. Essa troca era o nosso objetivo”.

Na ocasião, os jovens atendidos nas três entidades realizaram apresentações culturais que emocionaram e encheram de orgulho pessoas como Verônica Oriano, mãe de Matheus (14) portador de paralisia cerebral: “O Matheus não se adaptava ao meio social, aqui ele evoluiu muito, aprendeu a conviver com outras pessoas. Não sei o que seria de nós, se não tivéssemos conhecido o Armando Vidigal, graças ao Centro eu perdi o bloqueio em deixar que outras pessoas cuidassem do meu filho e hoje o Matheus adora vir para cá, ele participa de tudo”.

Hélio Cabral, do CCPD, fez questão de relembrar as conquistas do Centro, que no último ano duplicou o número de atendimentos realizados. Enquanto Socorro Pereira, fundadora da Três AAA, comemorou a oportunidade de confraternizar: “É importante mostrar o que vem sendo feito, as conquistas, o apoio desse governo que abre as portas para as pessoas com deficiência. Fazer com que a população enxergue os deficientes com outro olhar”.

Após as apresentações, os jovens desfrutaram de oficinas de música, artes, práticas esportivas e sala sensorial, enquanto os pais e responsáveis acompanhavam a palestra sobre qualidade de vida. O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Doda Pinheiro, também compareceu à confraternização. O encontro foi encerrado com um café da manhã.