Durante toda a manhã de quinta-feira, 30/6, cerca de 250 professores, gestores da educação e representantes da sociedade civil da região participaram do Seminário de Políticas Regionais: buscando soluções para a educação, realizado no Parque do Largo Francisco Rizzo, promovido pelo Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud).
No evento, foram discutidas políticas públicas regionais no setor da educação abrangendo os seguintes temas: Valorização dos Profissionais da Educação/Plano de Carreira, Plano Municipal, Alimentação Escolar, Transporte Escolar, Financiamento da Educação, A importância da Universidade Federal para a região e a Relação Educacional entre os entes federados.
O objetivo, segundo a secretária de Educação de Embu das Artes, Rosimary de Matos, foi de realizar as discussões a partir da realidade de cada um dos seis municípios que integram o consórcio para poder avançar na educação. “É importante as cidades terem trazido seus educadores para discutir a educação sob a ótica de todos os setores que trabalham na educação da região”, ressaltou Ronaldo Aparecido Bueno, secretário de Educação de Embu-Guaçu.
Na cerimônia de abertura o presidente do Conisud e prefeito de Embu das Artes, Prefeito, enfatizou que o consórcio “deve ser um instrumento para os educadores poderem avançar na sua cidade e na região”. Ele também destacou que as câmaras técnicas foram criadas, quando assumiu a presidência em 2010, para que a sociedade civil, em seus respectivos segmentos, participe das discussões e compartilhe problemas e aponte soluções.
Em seguida os participantes foram divididos em sete grupos, um para cada assunto, contendo ao menos um representante de cada um dos seis municípios que integram o Conisud para debater os temas e apresentar propostas (problemas e soluções). Por fim, elas foram apresentadas e, em seguida, serão compiladas e reunidas em um documento para o presidente do Conisud, Prefeito, que compartilhará com os outros cinco prefeitos.