Conscientização ambiental e arte através de sucata em Embu das Artes

10/08/2006 - 0:00
Conscientização ambiental e arte através de sucata em Embu das Artes
Acessibilidade

Os materiais que antes iam para o lixo transformam-se em móveis, eletrônicos e objetos de decoração que compõem duas casas montadas em um dos ambientes do Parque do Lago Francisco Rizzo, em Embu das Artes. Inaugurada em outubro de 2005, a Sucatoteca Espaço Mágico, vem despertando interesse nos alunos da rede municipal de ensino da cidade, de escolas particulares, faculdades e em visitantes de todas as faixas etárias, inclusive de outros municípios como Mogi das Cruzes e São Bernardo do Campo. Em menos de um ano, cerca de 3.000 pessoas já passaram pelo local.

A idéia de valorizar a reutilização de materiais recicláveis, desenvolvendo a criatividade e a consciência nas pessoas, principalmente nas crianças, partiu das Secretarias de Educação e Meio Ambiente e também da instrutora do espaço e auxiliar de desenvolvimento infantil, Cida Caetano, que há 20 anos trabalha com sucata: "Quando pequena, eu mesma fazia os meus próprios brinquedos e desde então venho aprimorando os meus conhecimentos", diz orgulhosa.

O espaço possui cômodos mobiliados como os de uma casa: dormitório, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Todos os itens são ricos em detalhes e produzidos com jornal, papelão, latas de alumínio, garrafas pet, entre outros materiais. Móveis como cama, sofá e cadeiras suportam o peso de até 100 quilos e uma variedade de jogos como dama e mesa de sinuca e algumas fantasias usadas pelas crianças para incrementar ainda mais as brincadeiras também são disponibilizados. É importante ressaltar que todos os utensílios recebidos ou coletados e as peças de roupas são higienizados antes da utilização. No local, também é possível aprender a criar com sucata através das oficinas ministradas por Cida Caetano, mediante a agendamento. A aula é gratuita e não há restrição de idade para participar.

Sucatoteca Espaço Mágico 
Parque do Lago Francisco Rizzo
Rua Alberto Giosa, 300 – Quinhaú – Tel: 4781-4953
Horário de funcionamento: de 2ª a 6ª-feira, das 9 às 17h, entrada franca

----
Compartilhe nas redes sociais

Tags: