Conselheiros Gestores de Saúde tomam posse

29/01/2016 - 0:00
Conselheiros Gestores de Saúde tomam posse

“Temos que ter a clareza de quem e o que representamos e a importância do conselho gestor da unidade básica de saúde, pois é lá que a vida acontece”, disse a secretária de Saúde de Embu das Artes, Sandra Magali Fihlie, durante a posse dos conselheiros gestores das UBS´s do município, que aconteceu dia 26/1, no Centro Cultural Mestre Assis, e contou com a participação de mais de 100 pessoas.

Após a posse, os 70 conselheiros gestores de 21 unidades de saúde do município participaram de uma formação sobre a importância desse instrumento de controle social da gestão em saúde e sobre a organização do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Secretaria da Saúde. Em seguida, todos se reuniram em grupos para indicar os membros que irão compor o Conselho Municipal de Saúde, que toma posse no dia 2/2 também no Centro Cultural Mestre Assis, às 15h. Na ocasião, será escolhida a mesa diretora do conselho (presidente, vice-presidente, 1º e 2º secretários).

Ao todo, foram escolhidos 18 membros do Conselho Municipal de Saúde: 12 usuários, 6 trabalhadores, mais os seus suplentes. Os 6 conselheiros gestores (representantes do governo, da prestadoras de serviço e universidades) e seus suplentes ainda estão no processo de escolha.

O Conselho Gestor é formado por membros eleitos pelos usuários e pelos trabalhadores da saúde nas unidades básicas, pronto-socorros e demais equipamentos de saúde. São responsáveis por acompanhar, avaliar e fiscalizar serviços e ações de saúde do município.  Além disso, propõe estratégias de ação de acordo com as diretrizes do Conselho Municipal de Saúde e do Sistema Único de Saúde (SUS) e não são remunerados.

Com o início dos trabalhos do novo Conselho Municipal, será organizada comissão eleitoral para realizar a eleição dos Conselhos Gestores da UPA Dra. Zilda Arns, do SAMU e do Hospital Leito.