Cooperativismo e Solidariedade no Largo 21 de Abril

07/07/2014 - 0:00
Cooperativismo e Solidariedade no Largo 21 de Abril
Acessibilidade

Em menção ao Dia Mundial do Cooperativismo, a Praça do Largo 21 de Abril, no Centro de Embu das Artes, recebeu sábado (5/7) uma ação especial, que englobou Cooperativismo e Solidariedade. O evento promovido pela Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional e pelo Fundo Social de Solidariedade, em parceria com a CCR Via Oeste, foi o Pintura Solidária.

Atualmente, a cidade conta com nove cooperativas (Guardadores, Costura, Transporte, Alimentos, Moveleiros, Saúde Mental, Reciclagem, Catadores e Artesãos). Todas, produto da Incubadora de Cooperativas, criada em 2002.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Daniela Santos de Almeida Brito, não ficou de fora, conversou com os cooperados e junto com integrantes da Cooperativa de Alimentos, produziu a sua “pintura solidária”.

Para José Dias da Silva, conhecido como Ditinho, presidente da Cooperativa de Guardadores de Carro de Embu das Artes, a atividade teve um significado especial: “Além de presidente da Cooperativa, eu sou filósofo e poeta de Embu das Artes. Tudo o que diz respeito ao bem estar da cidade eu faço questão de estar presente, nós somos o registro do mundo e a arte é a forma material disso, seja a pintura, a escultura ou o que for”.

A arte-educadora, Diane Rodrigues, também gostou da iniciativa: “Todos os anos, seis cidades ao entorno das rodovias que compõe o grupo são escolhidas para fazer parte do projeto Pintura Solidária. Essa é a primeira oficina que promovemos com o tema Cooperativismo e está sendo muito legal. Muitas pessoas não têm conhecimento sobre o assunto e essa é uma ótima maneira de ensinar”.

Os integrantes da Cooperativa de Transporte Escolar, Deline Miranda, Geovana Russo, Eunélia Reis e Severino dos Santos, aproveitaram o momento em união. Foram juntos para a atividade e levaram filhos e amigos para participar. “Nós os trouxemos para conhecer, é uma forma de estímulo para eles”, disse Eunélia.

Além dos cooperados, moradores e visitantes da cidade que passaram pelo local também puderam participar da atividade e produzir as suas próprias pinturas. Esse foi o caso do secretário de Educação, Paulo Vicente dos Reis, que escolheu o tema “mãos que ajudam”, para o seu quadro. Estima-se que cerca de 150 pessoas tenham participado da atividade.

Incubadora de Cooperativas

Criada, em 2002, a partir da necessidade de organizar grupos que estavam fora do mercado de trabalho, a Incubadora de Cooperativas de Embu das Artes e a primeira do Estado de São Paulo e a segunda do Brasil. Seu objetivo é diminuir a desigualdade social e gerar renda, oferecendo assistência técnica, jurídica e social aos cooperados.

----
Compartilhe nas redes sociais