Coordenadores de escolas vivenciam projetos em formação continuada

29/09/2015 - 0:00
Coordenadores de escolas vivenciam projetos em formação continuada

Intensificando ainda mais o trabalho realizado na rede municipal de ensino, a Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Educação, realizou mais uma formação continuada com aproximadamente 80 coordenadores da educação infantil (creches e fase IV e V). O encontro aconteceu para que as escolas comecem a apresentar os projetos iniciados em sala após a formação ministrada em abril deste ano pelas organizações não-governamentais "A chance to play – O direito de brincar" e "Terre des Hommes", que implementam parcerias com organizações locais de defesa e de promoção dos direitos de crianças e adolescentes.

“Diagnosticamos a necessidade de intensificar o processo de formação continuada, por isso,  fizemos esse processo com servidores de toda a rede de educação e em todas as modalidades. Para a educação infantil, trouxemos o pessoal da A Chance to Play que trabalha fundamentalmente com o brincar como ato social. As escolas receberam o livro, "O Direito de Brincar”,  um guia que utiliza a brincadeira como um processo importante de ensino e aprendizagem. Hoje, as escolas mostram as oficinas práticas que vem sendo desenvolvidas”, falou o secretário da pasta Paulo Vicente dos Reis.

Segundo o secretário, Embu das Artes foi contemplada por utilizar a brincadeira como ferramenta importante no processo de ensino e aprendizagem. “Dia 17/10, a cidade contará com o ‘Dia do Brincar’, pois entendemos que o brincar é fundamental para o desenvolvimento e crescimento das crianças”, falou. A Secretaria de Educação da cidade atende hoje, 5.218 nas creches (crianças de 0 a 3 anos) e 6.475 nas fases IV e V.

O encontro apresentou alguns projetos que ensinam enquanto divertem e que foram bem sucedidos nas escolas e creches da cidade: horta (aprendendo a plantar e a cuidar) executado pelas escolas municipais Irmã Maria Iluminatta e Inês Cardoso da Silva; meio ambiente (aprendendo a cuidar da natureza), pela Nei Tomé e Nei Valo Verde; Programa Saúde na Escola (alimentação saudável, violência na escola, higiene e cuidados pessoais) pelas escolas Vista Alegre e Dom José; e oficina de brincar (casinha, amarelinha e outras brincadeiras), das escolas Nei Francisco Marcatto e Jeanete Beauchamp.

Antes de vivenciar as experiências, os coordenadores conheceram os brinquedos que serão utilizados nos projetos e que estão sendo adquiridos pelo projeto Brasil Carinhoso, do Governo Federal, que tem o objetivo central de beneficiar crianças de até seis anos em sua formação.

O desenvolvimento dos projetos pelas escolas e a apresentação na formação possibilitam a troca de experiências entre os coordenadores, a fim de potencializar habilidades de aprendizagem nessas atividades. “Mostramos o mundo e suas possibilidades através da brincadeiras”, disse a coordenadora Pedagógica de Equipe de Orientação e Acompanhamento, Luciane Cavallieri.

Todos os coordenadores, divididos em quatro grupos, participaram das atividades vivenciando as brincadeiras como as crianças o fazem nas escolas. Greice Tostes, da Centro Educacional Infantil Profª Gabriela Pires gostou da experiência: “Muito gostoso voltar a brincar e vivenciar o trabalho dos colegas”. “É bastante prazerosa essa troca. Uma escola inspira a outra”, disse Fernanda Farias, coordenadora da escola Rosa Cirelli.