Córrego Embu-Mirim passa por limpeza para evitar enchentes na cidade

04/05/2016 - 0:00
Córrego Embu-Mirim passa por limpeza para evitar enchentes na cidade
Acessibilidade

A Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e Limpeza Pública e a Defesa Civil do município, está realizando o desassoreamento de trecho do rio Embu- Mirim, que percorre grande parte da cidade e transborda no centro da cidade em período de chuvas intensas. O processo de limpeza da extensão de 3 quilômetros que vai da estrada Maria Imaculada, no Jd. Santa Clara, até o bairro Quinhaú, dentro do Pq. Francisco Rizzo, será concluído até o mês de agosto. As equipes percorreram, dia 4/5, trechos onde o acesso das máquinas será mais difícil para encontrar soluções. O córrego já passou por limpeza na região central (leia aqui).

A limpeza foi iniciada pelo Jd. Santa Clara na semana passada: “Não é um trabalho fácil. Precisamos entrar aos poucos com as máquinas, ir abrindo o caminho para depois vir limpando o córrego e ir aumentando a profundidade para dar mais vasão à água que vem de São Lourenço, Juquitiba e Itapecerica da Serra, e em dias de muita chuva, acaba inundando o centro da cidade”, explicou o secretário da pasta, Clóvis Cabral, acompanhado do coordenador da Defesa Civil, Paulo Brandão.

Durante a visita técnica realizada no Pq. Francisco Rizzo, no terreno atrás do antigo restaurante Recanto Gaúcho (na Régis Bittencourt), que contou com a presença de um dos sócios, Roberto Terassi, e na empresa Bobinex (que faz divisa com o córrego), representada pelo seu diretor, Fábio Trindade, foi possível notar uma grande quantidade de sedimentos (pedra e areia), e bastante entulho e lixo como objetos de plástico, pneus, pedaços de madeira e móveis: “Queremos que os transtornos diminuam, porém, a população também tem que fazer a sua parte não jogando lixo ou entulho nos rios e córregos da cidade”, disse o secretário.

A limpeza já havia sido realizada há algum tempo, mas devido ao acúmulo de dejetos, está novamente sendo realizada. O leito do córrego será aprofundado em 3 metros. O desassoreamento visa retirar do fundo de rios, córregos e lagoas, com o uso de máquinas, todo tipo de lixo e detritos que se acumulam e impedem a passagem da água.

 

----
Compartilhe nas redes sociais