No dia 13 de julho, a partir das 8h, acontece o “Cuidando 100 Fronteiras”, iniciativa municipal para a promoção, proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes que residem na cidade de Embu das Artes, organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
A ação reunirá um grupo de pessoas que percorrerá postos de combustíveis do município para abordar a população, corpo a corpo, com a distribuição de panfletos e colagem de cartazes nos comércios para informá-las e conscientizá-las sobre violações e os danos causados pela exploração sexual de crianças e adolescentes, bem como o trabalho infantil, além de estimular a denúncia de casos pelos canais oficiais.
“A ideia é chegarmos nos locais e chamarmos a atenção da população, abordando-os para sensibilizar motoristas de caminhões e veículos, além dos clientes dos estabelecimentos”, explicou Alice Lima, diretora de articulação de rede da Secretaria de Desenvolvimento Social.
O grupo, formado por servidores públicos, organizações sociais e representantes de conselhos municipais encerrarão a caminhada do Largo 21 de Abril, no Centro de Embu das Artes, onde uma tenda com integrantes das entidades realização apresentações artísticas com as crianças, em celebração aos 33 anos do ECA (13 de julho).
As práticas de violência são crimes previstos no Estatuto da Crianças e Adolescentes – ECA, causando prejuízos físicos, psíquicos e sociais às crianças e adolescentes, que comprometem seu desenvolvimento, colocando em risco o presente e futuro delas.
Participe! Seja um defensor dos direitos de crianças e adolescentes, pois cuidar delas é uma responsabilidade de todos nós.
DENUNCIE:
Programação do “Cuidando 100 Fronteiras”
8h – Concentração na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social
9h – Saída para os postos de combustíveis localizados no trecho da rodovia Régis Bittencourt, partindo de Embu das Artes, na divisa com Taboão da Serra até a divisa com Itapecerica da Serra, além dos postos da região central da cidade
Roteiro – Régis
Roteiro – Área Central
12h – Encerramento da atividade junto aos postos
14h – Celebração dos 33 Anos do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA
Local: Praça Central – Largo 21 de Abril
Participantes: crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV
Organizações Sociais: Associação de Moradores do Jardim Silvia – Projeto Recreart; Fraternidade Assistencial Rio Pequeno – Espaço Amigo; Instituto Casa do Caminho Irmãos Samaritanos – ICCIS – Somos Todos Campeões e Invest Jovem; e Coopjovem