Cultura abre inscrições para o Curso de Dança Clássica

18/05/2017 - 12:00
Cultura abre inscrições para o Curso de Dança Clássica

A Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Cultura abre inscrições para o Curso de Dança Clássica, que acontecem de 15 a 19 de maio. Os interessados podem comparecer pessoalmente na secretaria munidos de RG e comprovante de residência original e cópia das 8h30 às 16h. O público alvo são os jovens e adultos acima de 16 anos (com ou sem contato prévio com a dança).

O Curso de Dança Clássica será ministrado em nove aulas pela artista Camila Venturelli, que abordará na oficina os conceitos gerais e temas corporais. Cada aula terá duração de 2h30 divididas em três partes, sendo: aquecimento, barra e centro, e exploração. Para os interessados nas técnicas do balé clássico como ferramenta de pesquisa e criação de movimentos essa é uma grande oportunidade.

Sinopse

O curso consiste em uma abordagem da dança clássica a partir de práticas da educação somática, a fim de reconhecer e reconstruir a técnica pela perspectiva do artista pesquisador contemporâneo. Trata-se de acessar o código do balé pelo entendimento de seus alinhamentos ósseos, tônus muscular, uso do peso, coordenação motora, equilíbrio, volume, direcionamento espacial, e utilizá-lo para o estudo do movimento na dança e no cotidiano.

Curriculo resumido

Camila Venturelli é bailarina, preparadora corporal e professora de dança, mestranda em Artes Cênicas (ECA-USP) e graduada em Comunicação das Artes do Corpo (PUC-SP). Formou-se bailarina clássica e professora pelo Método Cubano de ensino, junto à Escola Nacional de Ballet de Cuba e, desde então, vem pesquisando a técnica através do estudo de técnicas somáticas, aliada à prática do bailarino contemporâneo. Coordena o Laboratório de Manuseio do Gesto, que tem como sede o Centro de Referência da Dança, onde também ministra oficinas. É co-fundadora e integrante do coletivo Núcleo de Garagem e artista convidada da Cia. Oito Nova Dança.