Cultura japonesa lota Centro Cultural Mestre Assis

27/06/2016 - 0:00
Cultura japonesa lota Centro Cultural Mestre Assis

O Festival de Cultura Japonesa em Embu das Artes terminou em grande estilo.  A 3ª Edição do Anime Fair Embu agitou o Centro Cultural Mestre Assis com feira de animes, cosplay, animekê (karaokê de músicas tema de filmes, desenhos e séries), palestras, danças, jogos e muito mais. No domingo, 26/6, mais de 2 mil pessoas aproveitaram o domingo de sol para conferir o evento, predominantemente jovem, mas que também reuniu família inteiras.

Inclusão

No sábado (25/6), foi a vez da educação inclusiva dentro do seminário “Métodos Educativos e Efetividade no Processo de Inclusão”. O evento foi idealizado pela Secretaria de Educação juntamente com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), que celebrou recentemente com a cidade um termo de cooperação educacional, e contou com a participação de profissionais da área de educação, saúde e assistência social.

Durante o encontro, foi apresentado o Projeto de Integração Pró-Autista (Pipa), que existe desde 2006 no Parque Novo Mundo, em São Paulo, e que é parceira da JICA desde 2008. O Pipa é um centro terapêutico especializado no tratamento de crianças dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA), utilizando a metodologia japonesa Terapia de Vida Diária (TVD), desenvolvida pela Professora Kiyo Kitahara e que visa inserir o autista dentro das atividades cotidianas.

A Associação de Atendimento aos Autistas (3AAA), sediada em Embu das Artes também apresentou ao cônsul Geral do Japão, Takahiro Nakamae, ao superintendente da JICA, Hiroshi Sato, ao presidente do Pipa, Kenji Inoue, ao secretário de Assuntos Estratégicos, Valdir Barbosa, e a todos os presentes, ações com seus alunos e familiares.

“A sociedade está em silêncio diante do deficiente e nosso governo está lutando para melhorar essa situação. Montamos uma equipe multidisciplinar para atender a grande parte das necessidades e ressignificar o paradoxo entre inclusão e exclusão”, disse o secretário de Educação, Paulo Vicente dos Reis.

Festejando as culturas

O Festival de Cultura Japonesa de Embu das Artes é um dos mais importantes eventos que acontecem em Embu das Artes, pois é o momento em que a cidade reverencia e comemora a colônia japonesa instalada no município desde a década de 30 com uma série de atividades artísticas e culturais, destacando os costumes e a religiosidade do povo japonês. O Festival é uma realização da Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Cultura, com patrocínio do Sindicato dos Químicos.

Embu das Artes tem intercâmbio com Hino, na província de Shiga-ken, no Japão. Desde o início do convênio, em 1984, sua população cresceu cerca de 15% (de 20 mil para 25 mil habitantes) e a de Embu das Artes mais de 30% (de 191.072, em 1985, para 250 mil). A cidade do país do sol nascente está simbolizada no painel da Capela de Santa Cruz e na escultura de bronze na entrada do Ginásio Hermínio Espósito, importada, nos anos 1980, para selar o convênio.