Defesa Civil de Embu das Artes divulga Operação Verão 2015/2016

10/11/2015 - 0:00
Defesa Civil de Embu das Artes divulga Operação Verão 2015/2016

A Defesa Civil de Embu das Artes, vinculada à Secretaria de Serviços Urbanos e Limpeza Pública, está se preparando, juntamente com todas as secretarias municipais, para a chegada do período chuvoso de final e início de ano.  Assim, finalizou a "Operação Verão 2015/2016", um plano de gerenciamento para o período de 1º de dezembro de 2015 a 31 de março de 2016, que conta com mais de 50 servidores e visa minimizar os problemas das regiões que ainda não foram contempladas pelos programas de habitação, urbanização e infraestrutura.  Este Plano de Ação, obrigatório em todos os municípios, estabelece as diretrizes, as responsabilidades e o modo de operação do plano, sempre voltado para as consequências das chuvas e a busca constante da normalidade de toda a cidade e dos cidadãos. Ao final do período, os resultados da ação serão apresentados em audiência pública.

A Operação Verão 2015/2016 também envolve o monitoramento das áreas de risco de escorregamento e de inundação do município, com base nos dados pluviométricos, da previsão meteorológica e da observação, em campo, dos efeitos das chuvas. Durante todo o ano, diversas ações foram implementadas pela Defesa Civil e secretarias municipais, como desassoreamento de córregos, obras em encostas, limpeza de boca de lobo e muitas outras ações.

A Prefeitura está trabalhando para manter a cidade em ordem e a tranquilidade dos moradores, mas é fundamental ser um cidadão consciente e seguir algumas orientações para os dias de chuva: verificar rachaduras no imóvel e desníveis no entorno da casa, desligar equipamentos elétricos da tomada, fechar os registros de água e gás. Também é importante ficar fora do contato com a água e andar calçado e não se arriscar em locais alagados, não consumir água de poços e fontes e não utilizar alimentos que estiveram em contato com a água. Evite lançar lixo, entulho e esgoto em locais proibidos e construir sem orientação técnica em área de risco.

A Defesa Civil está de prontidão 24 horas. Em caso de emergência, ligue: Defesa Civil (4785-1271), Guarda Civil Municipal (153), Bombeiros (193), Ambulância/SAMU (192).