Defesa Civil de Embu das Artes participa do lançamento da operação São Paulo Sem Fogo

16/06/2023 - 9:38
Defesa Civil de Embu das Artes participa do lançamento da operação São Paulo Sem Fogo
Foto: Defesa Civil de Embu das Artes e Governo de São Paulo
Acessibilidade

A equipe da Defesa Civil de Embu das Artes participou dia 7/6 do lançamento da operação São Paulo Sem Fogo para prevenir e combater incêndios florestais e queimadas em grandes áreas verdes próximas a regiões rurais e urbanas.

A cerimônia no Palácio dos Bandeirantes contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas que reforçou o investimento do estado de mais de R$ 97 milhões na aquisição de equipamentos anti-incêndio, veículos, limpeza de áreas marginais de rodovias e ampliação do uso de tecnologia de boletins meteorológicos e monitoramento via satélite.

“Hoje damos o pontapé inicial de um estado de prontidão permanente, porque chegamos nesse período mais crítico, onde as atenções vão estar voltadas para os incêndios florestais. Então, todo esse aparato de equipamentos e tecnologia à disposição dos municípios é para que a gente possa prontamente prever ou dar as respostas necessárias. Para que a gente tenha um bom resultado, evitando as queimadas, a perda de reserva florestal, a perda da fauna e do patrimônio”, afirmou Tarcísio de Freitas.

A operação é uma parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística e de Segurança Pública com a Defesa Civil do Estado. Além disso, conta também com ações e investimentos do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Fundação Florestal (FF) e Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Inovações

Entre as inovações deste ano, o número de municípios que integram o plano preventivo da Defesa Civil subiu 87%, passando de 69 para 129 cidades participantes. Com a prevenção ampliada em mais localidades, também aumenta o número de pessoas protegidas contra efeitos da baixa umidade relativa do ar.

Outra novidade é o aperfeiçoamento do sistema SMAC, desenvolvido pela Defesa Civil em parceria com a Climatempo para identificar focos de queimada em tempo real com o uso combinado de inteligência artificial e análises de imagens de satélites. O software também faz previsões de risco de queimadas para os próximos cinco dias, permitindo o envio de alertas antecipados aos municípios.

Defesa Civil de Embu das Artes

Após o evento, que contou com a participação dos agentes da Defesa Civil Cristiane Regina Maschio e Jefferson Moura, a equipe esteve na sede da Prefeitura para distribuir os panfletos da ação e engajar os servidores. Essa é uma das grandes ações de prevenção a Defesa Civil, juntamente com a “Operação Chuvas de Verão”.

Como evitar incêndios e queimadas:

-Não queime lixo ou mato em terrenos;

-Não jogue bituca de cigarro nas rodovias;

-Não solte balões. Além de ser crime, a prática causa incêndios;

-Não acenda fogueiras em áreas de mata. Incêndios podem causar interrupções no transporte e na distribuição de energia.

Denuncie qualquer atividade ilícita através do número da Polícia Militar 190. Em caso de emergência, avise imediatamente a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).

Com informações do Governo do Estado de São Paulo

----
Compartilhe nas redes sociais