Deslizamento no Jardim Santo Eduardo: eficiência marcou ação

14/01/2011 - 0:00
Deslizamento no Jardim Santo Eduardo: eficiência marcou ação

A forte chuva que caiu no final da noite de segunda-feira e início da madrugada de terça-feira, 11/1, em Embu das Artes provocou o deslizamento de uma parte do morro no Jardim Santo Eduardo, na divisa com São Paulo. Por volta das 23 horas, de segunda, a Defesa Civil foi acionada para auxiliar no resgate das pessoas e fazer a remoção delas.

Infelizmente houve a morte de um homem de 76 anos, o neto, de 17 anos, que estava no mesmo cômodo, foi resgatado com vida e com ferimentos leves.

“A resposta do governo foi muito rápida, por isso foi efetiva. Em uma ação como essa em que houve uma vítima, nós não fomos contestados pela população. Isso é uma coisa rara”, destacou o coordenador da Defesa Civil, Paulo Brandão.

Assim, a Defesa Civil, juntamente com a equipe das Secretarias de Obras e Desenvolvimento Urbano, vistoriaram o local e fizeram a interdição de 71 casas localizadas na rua Panorama. Dessas, 53 estão inseridas no projeto de canalização do córrego Pirajuçara a ser realizado pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), do Estado de São Paulo. A obra era para ter sido iniciada em 2009.

Cerca de 40, das 81 famílias que moravam no local, foram encaminhadas para um abrigo provisório, no Ginásio Dom José, onde foi montada uma estrutura para dar todo o suporte aos desalojados com: assistentes sociais, médicos, enfermeiros e educadores para fazer recreação com as crianças. Também foi dado colchão e materiais de higiene pessoal.

Outras preferiram ficar na casa de parentes e amigos. Para fazer a mudança, a prefeitura cedeu caminhões, independentemente para onde iam, além de pessoas para ajudar.

Na Escola Municipal Pau Brasil, é oferecido todas as refeições (café da manhã, almoço e janta) feitas pela equipe do Banco Municipal de Alimentos, com um cardápio balanceado e saudável preparado por nutricionistas.

Para Maria Alves Assunção, teve sua casa soterrada, ficou satisfeita com o atendimento prestado pela Prefeitura de Embu das Artes e com a assistência que está sendo dada aos desabrigados. “Eu nunca vi um órgão público fazer o que a prefeitura está fazendo por nós. Mesmo com tudo o que passamos, estamos sendo tratados como nunca imaginamos, temos de tudo. O tratamento é de primeira, não é humilhante, todo mundo alegre, todo mundo sorrindo”, disse.

Prefeito aponta uma solução

Na quarta-feira, 12/1, depois que todas as famílias já tinham se acomodado, o prefeito Prefeito fez uma reunião no Ginásio Dom José para falar sobre as ações que o governo está tomando para solucionar o problema dos moradores.

A primeira providência foi entrar em contato com a Defesa Civil do Estado de São Paulo para informar a situação e solicitar apoio de inserção dessas pessoas nos programas de aluguel social do estado ou inscrição nos conjuntos habitacionais da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo) já disponíveis no município.

“Os relatórios já foram entregues no Governo do Estado, assim que tiver uma resposta venho aqui para conversar com vocês”, informou Prefeito. “Eu quero resolver essa situação o mais rápido possível. Na rua ninguém vai ficar, nem nessa situação”.

Ele falou também que as casas que os engenheiros assegurarem que não haverá risco nenhum em serem habitadas, os moradores poderão voltar. No entanto, se houver o mínimo risco, elas continuarão interditadas.

Estiveram presentes, também, na reunião o vice-prefeito Nataniel Carvalho (Natinha) e os vereadores João Leite e Elizabete A. Carvalho.

Leia o que foi publicado sobre o deslizamento em Embu: