“Dia da Mulher” é marcado por manifestações sensíveis durante celebração na Câmara

12/03/2013 - 0:00

As mulheres de Embu das Artes foram homenageadas em sessão solene ocorrida no auditório “Mestre Gama” da Câmara Municipal de Vereadores, no dia 8/3, em comemoração ao “Dia Internacional da Mulher”, que contou com representantes femininas de vários segmentos. As meninas musicistas da Banda Municipal deram o tom musical na introdução da festa com "Você é Linda", canção imortalizada por Caetano Veloso.

No momento seguinte, um vídeo da campanha “Mulheres que Inovam“, do Governo Federal, foi apresentado ao público, relatando brevemente sobre a iniciativa que visa incentivar a população feminina, em situação de extrema pobreza, a procurar qualificação em setores em expansão.

O presidente da Casa, Doda, deu início à cerimônia e após chamar os convidados para comporem a mesa, declarou: “Hoje é um dia para refletirmos de como nos relacionamos com as mulheres, e que a sensibilidade que elas trazem dentro de si seja um exemplo para nós”.

A partir daí, o evento foi conduzido pelas vereadoras Beth, Rosana Almeida, as únicas representantes femininas do parlamento embuense. Nos discursos que seguiram, a plateia pôde compartilhar de muitas ideias, histórias, revelações e sentimentos manifestados pelos participantes.

A secretária de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional, Daniela Almeida, disse que a data é a lembrança das lutas e reivindicações das mulheres de todos os tempos. Ela também exaltou a evolução dos direitos e oportunidades e prol das mulheres em Embu das Artes, por meio de legislações, ações e atividades dos centros de referências municipais (CRM, CRI etc.).

O prefeito Prefeito, em sua exposição, recordou que antes de 2001 não havia políticas públicas para mulheres na cidade, iniciado com a criação do Centro de Referência da Mulher – CRM em novembro do mesmo ano.

Para ele, ainda vivemos numa sociedade desigual e machista, por isso, é preciso avançar ainda mais na questão, e afirmou que as conquistas femininas foram alcançadas pelas próprias mulheres. “Não foi bondade dos homens, os organismos excluídos na sociedade são os autores de suas vitórias, pois depois que passam a se organizar, criam força para pautar as decisões dos poderes”, concluiu.

Também estavam presentes: vice-prefeito Natinha, delegada da Delegacia da Mulher, Floralice do Carmo, os vereadores Jabá, Edvânio, Clidão, Gilson Oliveira, Gilvan da Saúde, Jefferson, João Leite e Pedro Valdir, assessora de Promoção da Igualdade de Gênero e Raça, Marisa Araújo, coordenadora do Centro de Referência da Mulher, Léa Portuense, Ekedy Oya, das comunidades de matriz africana, inspetora da Guarda Civil Municipal, Maria Aparecida Mendes, Maria Izilda Silva Prado (fez vários cursos pela prefeitura, concluindo recentemente o curso de manutenção de micro pelo Pronatec), pastora Juliana Barros, Jurema Giovanella (empresária do ramo de transporte) e padre Pier Giorgio Belluco.

Frases e pensamentos do dia

“Há no Brasil a falta de reconhecimento da cultura negra, um povo vilipendiado, que foi arrancado da sua terra, de mulheres que sofreram violência nos navios negreiros” (Ekedy Oya – comunidades de matriz africana).

“Conclamo o respeito à mulher, digam: “eu te respeito”, para, a partir daí, poder falar de amor” (padre Pier Giorgio Belluco).

“A mulher é um tesouro, criação requintada de Deus para estar junto ao homem na caminhada da vida” (pastora Juliana Barros).

“Ainda há obstáculos nas profissões de segurança exercidas por mulheres, embora Embu das Artes tenha uma atenção voltada para o recrutamento de contingente feminino” (inspetora da Guarda Civil Municipal Maria Aparecida Mendes).

“Deve-se intensificar e fazer valer as políticas públicas para mulheres no País” (Marisa Araújo e Léa Portuense – assessora de Promoção da Igualdade de Gênero e Raça e coordenadora do Centro de Referência da Mulher, respectivamente).

“Cobro aqui uma atitude colaborativa dos homens com as mulheres em relação às tarefas domésticas” (vereador João Leite).

“Apesar das conquistas, não nos acomodemos e fiquemos atentos à violência e à discriminação” (vice-prefeito Natinha).