Dia do desafio mobilizou mais de 65 mil pessoas na cidade

07/06/2019 - 14:47
Dia do desafio mobilizou mais de 65 mil pessoas na cidade

Embu das Artes colocou mais de 60 mil pessoas (28% da população da cidade) em atividade na 25ª edição do Dia do Desafio, que aconteceu no dia 29/5. Mas este ano, a vitória ficou com a cidade de Mérida, no México, desafiante que colocou cerca de 34% de sua população em movimento (mais de 70 mil habitantes).

A Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, contou com a participação de servidores públicos, professores e estudantes das redes municipal e estadual de ensino, alunos dos núcleos esportivos e dos núcleos de cultura, usuários do Centro de Convivência do Idoso (CCI), Centro de Referência da Juventude (CRJ), Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência (CCPD), Centro de Convivência da Criança e do Adolescente (CCCA), Espaço Conviver, Parque Francisco Rizzo e academias.

A maior campanha mundial de incentivo à prática de atividades físico-esportivas acontece sempre em maio. O Dia do Desafio é uma disputa entre cidades para estimular a adoção de hábitos mais saudáveis. Mais do que competição, a campanha busca promover integração e cooperação. Ao todo a cidade mobilizou 66. 267 pessoas no Dia do Desafio.

Como tudo começou

O inverno de 1983 em Saskatoon, no Canadá, foi especialmente gelado. Pensando no bem-estar dos moradores, o prefeito Clifford Wright sugeriu que todos fossem caminhar. A ideia era fazer com que as pessoas se aquecessem enquanto se mexiam. No ano seguinte, Clifford convidou a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas. Estava criada a essência do #Dia do Desafio.

Em 1990, a TAFISA The Association For International Sport for All  assumiu a gestão do evento, que começou a ganhar ainda mais força e adeptos. Em 1995, foi a vez do Sesc São Paulo passar a coordenar as atividades da campanha no Brasil, anos depois, na América Latina e, posteriormente em todo o continente americano. O evento também conta com o apoio da ISCA –International Sport and Culture Association e UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

O que o prefeito Clifford e seus munícipes não poderiam imaginar é que, ainda hoje, mais de 35 anos depois, o #DiaDoDesafio mobilizaria mais de 37 milhões de pessoas de 3.189 cidades das Américas (dados de 2018).

Com informações do site: https://www.diadodesafio.org.br/

Colaborou Jessely Cardoso, estagiária