Dia Internacional da Pessoa Idosa tem programação especial

01/10/2015 - 0:00
Dia Internacional da Pessoa Idosa tem programação especial

Em 1º de outubro de 1991, a Organização das Nações Unidas instituiu esta data como  Dia Internacional da Pessoa Idosa, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população idosa, cada vez mais crescente em todo o mundo.  A população idosa na cidade de Embu das Artes tem sido assistida em várias ações de proteção e promoção social, garantindo seu pleno exercício à cidadania. Através de oficinas de lazer, cultura, educação, esporte e saúde tem se buscado ampliar os espaços de convivência comunitária e disseminar informações para melhorar a qualidade de vida.

Nos 26 núcleos de convivência, 7 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), espalhados pela cidade, e no Centro de Referência da Pessoa idosa (CRI), são desenvolvidas ações de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, além de medidas que visam  proteger idosos que estejam sofrendo algum tipo de violência ou violação de direitos.  Mais de 1.500 idosos recebem atendimento.

Para divulgar esta data e promover os serviços oferecidos à população idosa, foram preparadas as seguintes atividades:

5/10 – 14h – Roda de Conversa na UATI – tema: Políticas Públicas e direitos dos idosos.
19/10 – 14h – Roda de Conversa na UATI – tema: Aspectos psicológicos do Envelhecimento
26/10 – 14h – Roda de Conversa na UATI – tema: Maturidade e envelhecimento, momento de mudança, criação e desenvolvimento.

*A Universidade Aberta da Terceira Idade fica na Escola Municipal Professora Valdelice Aparecida de Medeiros Prass, avenida Aimará, s/nº.

Mais informações:
Centro de Convivência do Idoso: 4778-0286