Diálogos Curriculares da Rede de Ensino de Embu das Artes

10/03/2016 - 0:00
Diálogos Curriculares da Rede de Ensino de Embu das Artes

A Secretaria Municipal de Educação vem realizando Diálogos Curriculares a partir do Seminário Currículo em Debate realizado pelo Ministério da Educação em novembro de 2006 e do Documento Subsidiário: “Currículo da Rede Escolar do Município de Embu das Artes”, de 2008. A Secretaria aponta como perspectiva inicial para organização do trabalho de reestruturação do Currículo os eixos estruturantes: Currículo e Desenvolvimento Humano; Currículo o Estudante e seus Direitos; Currículo Conhecimento e Cultura; e Currículo e Avaliação.
A instituição de Orientação e Acompanhamento Pedagógico desta Secretaria retoma, a partir de 2013, as discussões sobre a ampliação do currículo nas diferentes áreas de conhecimento e reorganiza as Formações Continuadas de maneira coletiva e participativa, conforme os princípios da gestão democrática, no qual todos os atores estão envolvidos no contexto histórico de seu tempo, território, espaço e lugar.
Lembrando que no ano de 2015, cerca de 150 educadores concluíram, dia 6/2, a Formação Continuada para Gestores Escolares e Coordenadores Pedagógicos da Rede Municipal de Ensino de Embu das Artes, com o tema: “O desafio do coordenador pedagógico e as práticasescolares, cujo objetivo foi de subsidiar os gestores escolares quanto a reorganização do currículo primando pela construção coletiva e participativa, com as seguintes mesas temáticas: Os princípios da formação continuada e as contribuições de resultados nas aprendizagens – A concepção de educação com princípios democráticos – O Currículo e as contribuições das teorias de aprendizagens – O currículo e as relações étnico-raciais, direito a diversidade – O Projeto PolíticoPedagógico e as contribuições para o Currículo.
Desta forma, o secretário de Educação, Paulo Vicente dos Reis, por meio da Coordenação Local do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, convida todos os professores, estudantes, pais, responsáveis, comunidade escolar, autoridades e representantes da sociedade civil, a participarem do evento intitulado: Diálogos Curriculares da Rede Municipal de Embu das Artes.

Programação:

8h30 às 9h –  Café com Painel Interativo
9h às 9h10 – Apresentação Poética: estudante do Anexo Jequitibá:  Adriely Helena Guedes Maduro – “Tem gente com fome” (Solano Trindade)
9h10 às 9h20 – Composição da Mesa das Autoridades
9h20 às 9h30 – Apresentação dos estudantes da E.M. Jequitibá: Hino de Exaltação a Embu das Artes e Hino Nacional
9h30 às 9h50 – Composição do Painel: Árvore Regional e Apresentação: O que é o currículo para os estudantes da E.M Hermínio Espósito  – RAP: “Minha vida na comunidade”
9h50 às 10h15 – Abertura Oficial: Secretário de Educação Paulo Vicente dos Reis
10h15 às 10h20 – Memórias: Diálogos Curriculares
10h20 às 10h35 – Resultados – Plano Estratégico S.M.E 2015 – Orientação e                             Acompanhamento Pedagógico)
10h35  às 10h55 – Plano Municipal de Educação – Metas para o Currículo 2015/2016
11h – Palestra: Professor Nelson Antônio Pirola – UNESP
                        Professor Adjunto do Departamento de Educação – UNESP – Bauru